Mapei

O Grupo Mapei por trás da expansão do Canal do Panamá

Data de publicação

panama

No passado dia 26 de junho 2016 foi inaugurada a ampliação Canal do Panamá, umas das mais importantes obras de engenharia que muniu o canal de mais uma via de navegação, triplicando assim a sua capacidade de transporte.

Para a realização do novo percurso, contribuíram um consórcio internacional dirigido pela empresa italiana Salini-Impregilo, que inclui os espanhóis da Sacyr, os belgas do Jean de Nul e a panamense Constructora Urbana.
Mapei contribuiu através da assessoria técnica de recursos altamente qualificados e com o fornecimento de adjuvantes de última geração, argamassas impermeabilizantes e produtos especiais para as estruturas e a impermeabilização das eclusas.

Os produtos fornecidos da Mapei foram vários: Dynamon XP2, Dynamon XP2 Evolution 1, Planigrout 300, Mapegrout 05/06, Idrostop PVC Waterstops, Idrostop Multi 11, Mapegel UTT, Idrosilex Pronto, Mapeproof Swell, Idrostop 10, Idrostop Mastic, Planitop 15, Mapecure SRA.
Em particular, Mapei forneceu adjuvantes de última geração para a produção de cerca de 5.500.000 m³ de betão de massa e marinho, utilizados respetivamente nos interiores e exteriores do vazamento das comportas. Estes adjuvantes foram especificadamente elaborados para a realização do Canal: Dynamon XP2 e Dynamon XP2 Evolution 1.

Graças a esta obra, os navios Post Panamax, com uma capacidade até 13.600 TEUs, um cumprimento de 366 metros, uma largura de 294 metros e um calado de 15 metros, podem atravessar o istmo em apenas duas horas.