facebook_pixelVideovigilância CCTV da Vimar, a segurança moderna em ação | Projectista
Morgado & Ca

Videovigilância CCTV da Vimar, a segurança moderna em ação

Data de publicação

A videovigilância tem evoluído ao longo dos anos, sendo cada vez mais reconhecida por muitos como uma evolução na prevenção e segurança de diversos estabelecimentos. Os sistemas CCTV da Vimar são mais um exemplo dessa evolução e a Vimar oferece soluções para cada caso concreto.

Nos últimos anos, o uso da videovigilância CCTV tornou-se comum em locais como lojas, bancos, prédios comerciais, estações de transporte público e outros locais públicos ou privados onde tende a existir um grande fluxo de circulação de pessoas

De que se trata exatamente este sistema e quais as suas principais características?

Esta e outras questões associadas à videovigilância serão tópicos relevantes que iremos abordar ao longo deste artigo.

O que é a Videovigilância CCTV?

De uma forma resumida, a videovigilância CCTV (Circuito Fechado de Televisão) é um sistema de segurança que usa câmaras de vídeo para vigiar um determinado ambiente ou área. 

As Câmaras estão ligadas a um sistema, que permite o registo das imagens em tempo real com gravação e armazenamento para futura análise.

Mas qual é o seu propósito principal? 

Com a crescente vaga de insegurança que estamos hoje a viver provocada por diversos fatores externos alheios à nossa vontade, estes sistemas promovem o aumento da segurança e ajuda a prevenir possíveis transgressões. 

Os sistemas CCTV da Vimar são uma excelente forma de prevenção contra:

  • Roubos
  • Vandalismo
  • Violência
  • Ou qualquer outra atividade menos lícita.

Naturalmente, os defensores da videovigilância CCTV afirmam que se trata de um elemento num espaço que permite o aumento da segurança e a redução da criminalidade. Afinal, a presença de Câmaras de vigilância tende a dissuadir os intrusos. Ressalvamos que as imagens gravadas podem ser usadas como ajuda em caso de investigação criminal.

Todo este sistema está sujeito a normas legais associadas à sua instalação, é importante equilibrar a segurança proporcionada pela videovigilância com a privacidade das pessoas. Para evitar algum constrangimento as Câmaras de vigilância devem ser instaladas em locais visíveis e identificáveis para que todo o processo seja realizado de forma ética e legal.

Há mais vantagens associadas à Videovigilância CCTV?

A segurança foi, é, e sempre será uma questão muito pertinente, porque existem vários cenários onde cada um dos atores tem um papel importante. A longo prazo que têm tornado este sistema cada vez mais atrativo quer para grandes empresas, quer para consumidores finais. Eis alguns deles:

  • Assegura uma melhoria na gestão e organização: Uma das principais vantagens das câmaras de vigilância é a de permitirem uma sistemática supervisão na circulação de pessoas e veículos numa determinada localização. A presença deste elemento assegura melhorias na gestão e organização de locais públicos ou privados.
  • Existe maior controlo nos acessos: Especificamente, permitem a identificação e monitorização das entradas e saídas de pessoas e veículos.
  • Imagens podem ser evidência em investigações: As imagens gravadas pelas câmaras poderão ser usadas como evidência ou em investigações policiais e em caso de aceitação nos tribunais. 
  • Ajuda na redução de custos: A videovigilância pode reduzir os custos com a segurança patrimonial, bem como na contratação de vigilantes. Esta vantagem é assegurada em muitos casos, visto que a monitorização em vídeo pode ser feita remotamente.
  • Uma vigilância remota: a Vimar dispõe de uma App que permite aceder às câmaras a partir de um smartphone. Esta tecnologia permite poupar tempo e recursos, bem como uma maior eficiência na monitorização.

Muito importante: Antes de implementar um sistema de videovigilância, é recomendável realizar uma avaliação de risco, considerar as necessidades específicas de segurança, garantir a qualidade das Câmaras e sistemas utilizados, além de informar adequadamente as pessoas sobre a presença destas e como as imagens serão utilizadas.

Todos os sistemas deverão estar em conformidade com as leis de privacidade e regulamentos locais. É recomendável verificar as leis específicas de cada região antes de instalar e utilizar um sistema de videovigilância.

Morgado & CA, um parceiro na expansão do seu negócio.