facebook_pixelSchneider Electric lança software e Configure KNX Lite, para conceção e configuração de sistemas de domótica em edifícios residenciais e comerciais | Projectista
Schneider Electric

Schneider Electric lança software e Configure KNX Lite, para conceção e configuração de sistemas de domótica em edifícios residenciais e comerciais

Data de publicação

  • eConfigure KNX aproveita o protocolo de comunicações KNX para conseguir uma completa interoperabilidade entre a habitação e os sistemas do edifício.
  • Trata-se de uma solução projetada especificamente para edifícios residenciais e edifícios comerciais como escolas, oficinas, hotéis, lojas e restaurantes, entre outros.

A Schneider Electric, líder em transformação digital de gestão de energia e automatização, lançou o eConfigure KNX Lite, um novo software que permite projetar, configurar e explorar, de forma integrada, os sistemas de automatização de edifícios de pequena a média dimensão, como habitações, comércio ou serviços. Esta solução proporciona ferramentas para que os integradores de sistemas e os eletricistas profissionais configurem de forma fácil e rápida os sistemas de automatização integrados, utilizando uma interface gráfica simples, que lhes permita trabalhar de forma mais eficiente.

O setor de automatização de vivendas e edifícios está a crescer rapidamente e espera-se que alcance mais de 80 mil milhões de euros até ao ano de 2022. Graças às novas tecnologias móveis e conectadas, e aos avanços da internet das coisas (IoT), está a aumentar a procura, por parte dos proprietários e gerentes de edifícios para, desta forma, poderem ter mais controlo e flexibilidade nas suas instalações, assim como uma maior conectividade e segurança. Entretanto, há alguns desafios a superar para se poder aproveitar ao máximo os benefícios da automatização de edifícios, especialmente em ambientes mais pequenos.

Segundo Fernando Ferreira, EcoBuildings Marketing Manager da Schneider Electric, “no sentido de desenvolver uma estratégia que vise evoluir a nossa oferta KNX, começámos há cerca de um ano a comercializar uma nova geração de dispositivos, onde introduzimos a tecnologia touch, tal como se de um smartphone se tratasse. Através deste novo conceito conseguimos oferecer maior conforto e eficiência energética, bem como, o acesso à Internet das coisas (IoT), a partir de uma solução que permite equipar casas e pequenos edifícios com um controlo inteligente para iluminação, estores e sistemas AVAC e muito mais”.

Apesar do grande interesse dos clientes, muitos eletricistas que trabalham em instalações mais pequenas pensam que os sistemas de automatização de edifícios são demasiados complexos e caros para instalar e configurar. Isto leva-os a usar sistemas de automatização próprios que oferecem pouca flexibilidade e funcionalidade ou que impede diretamente a automatização do edifício”, assegura Alexandre Bousselin, Product Manager do eConfigure Lite da Schneider Electric. “O novo software eConfigure KNX Lite permite aos eletricistas serem completamente autónomos na projeção e instalação de sistemas de automatização de edifícios, para que possam oferecer o nível de automatização que os clientes exigem, independentemente do tamanho da instalação”.

A solução eConfigure KNX Lite foi criada especificamente para habitações e instalações comerciais de pequena a média dimensão como escolas, oficinas, hotéis, lojas e restaurantes, entre outras. Ao usar o KNX, o padrão de comunicação mundial para controlo de vivendas e edifícios, permite a interoperabilidade entre vários sistemas dos edifícios, como a iluminação, persianas, sistemas climatização e gestão de energia.

As principais caraterísticas da solução eConfigure KNX Lite incluem:

  • Interface gráfica intuitiva para desenhar projetos diretamente sobre os planos
  • Capacidade para desenhar projetos com uma ampla variedade de dispositivos KNX da Schneider Electric
  • Permite até 250 dispositivos KNX no mesmo projeto
  • Formação simples e rápida: requer um dia, no máximo, para começar a criar projetos KNX de forma autónoma
  • Geração da lista de matérias com as suas funcionalidades
  • Geração de relatórios que podem ser usados como contrato para clientes
  • Fácil manutenção do sistema
  • Os proprietários de vivendas ou edifícios podem gerir os seus sistemas no local, ou remotamente, através de múltiplos tipos de dispositivos, incluindo smartphones, tablets e computadores.

Mais informações sobre eConfigure KNX Lite em:
https://www.schneider-electric.pt/pt/product-range-presentation/65443-econfigure-knx/