facebook_pixelOs espaços de banho da Roca na Torre Eiffel: um rubro tributo ao símbolo de Paris | Projectista
PUB
ROCA

Os espaços de banho da Roca na Torre Eiffel: um rubro tributo ao símbolo de Paris

Data de publicação

O monumento construído por Gustave Eiffel continua a ser o símbolo de França e uma atração turística com mais de 7 milhões de visitantes por ano.

A 57 metros do Champs de Mars, no interior da mais famosa estrutura de ferro forjado do mundo, encontramos dois dos mais fabulosos espaços de uma Torre Eiffel renovada. Os pavilhões Eiffel e Ferrié são uma combinação de pavimentos de metal e vidro translúcido vertiginoso com a assinatura da prestigiada firma de arquitetura Moatti-Rivière.

Reaberto em 2013, o primeiro trabalho de remodelação do derradeiro símbolo parisiense nos últimos 30 anos contou com o cunho inovador da Roca, para conferir personalidade aos seus espaços de banho, e com um sério compromisso para com a durabilidade e o meio ambiente. Marcado pela combinação de algumas das nossas simbólicas peças e coleções, este projeto de remodelação transformou-se desde logo num dos mais relevantes da última década, resultando num notável casamento entre design contemporâneo e eficiência energética. Fica a partilha de alguns segredos.

Concebido para uso privado, o pavilhão Eiffel, no primeiro andar, conta com uma sala de conferências com capacidade para 300 pessoas e foi o primeiro espaço da torre a ser equipado com a gama completa de produtos Roca – das porcelanas, às torneiras, passando pelos sistemas de instalação e placas de acionamento. Numa área com paredes pintadas a vermelho “veneziano” brilhante, o branco dos urinóis, das sanitas e dos lavatórios Roca contrasta com esse tom forte, outrora o original em toda a torre. Inspirado nesta informação, para muitos visitantes desconhecida, o arquiteto responsável pelo projeto, Alain Moatti, optou pelo lavatório Amberes e pela sanita Meridian na sua versão suspensa para criar contraste entre linhas curvas e direitas, prestando a sua homenagem pessoal num diálogo entre o vermelho e o branco.