Investimento de 6ME para requalificar Escola básica de Vialonga

Data de publicação

A escola básica 2,3 de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, que apresenta vários problemas estruturais, vai ser requalificada e ampliada, num investimento previsto de seis milhões de euros.
A reivindicação para a realização de “obras urgentes” naquele estabelecimento de ensino já era antiga e, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, assinou com o Governo um protocolo que vai permitir requalificar e modernizar a escola.
“É um dia muito importante e que peca por tardio. Estamos a falar de uma escola que já há muitos anos precisava de uma intervenção e esse facto era reconhecido”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
O autarca explicou que o município vai agora elaborar um projeto de arquitetura e construção, que deverá estar concluído até ao final deste ano.
“Para já ficou definido que será o Ministério a avançar, posteriormente, os procedimentos concursais, mas mostrámos a nossa disponibilidade para o assumir se isso acelerar o processo”, apontou, referindo que, “se tudo correr bem, haverá condições de as obras estarem concluídas em 2020”.
“É uma obra complexa que prevê a requalificação e ampliação de espaços. Vai haver mais salas, mais espaços para professores. Será uma escola com todas as funcionalidades e adaptadas às necessidades atuais”, assegurou, admitindo que o estabelecimento poderá vir a ganhar também valência de ensino secundário.
Segundo adiantou a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o investimento previsto nestas obras é de perto de seis milhões de euros.

Gabinete:

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA