facebook_pixelLigação Ferroviária ao Porto de Setúbal com investimento de 17 Milhões de Euros | Projectista

Ligação Ferroviária ao Porto de Setúbal com investimento de 17 Milhões de Euros

Data de publicação

O Grupo Quadrante integra o consórcio responsável pelo desenvolvimento dos estudos que visam a eliminação dos constrangimentos na circulação dos comboios de mercadorias nas estações de Praias-Sado e no Porto de Setúbal, um projeto integrado no âmbito do Plano Estratégico PETI 3+.

O projeto, que faz parte do protocolo existente entre a Infraestruturas de Portugal e a Administração do Porto de Setúbal, tem como objetivo maximizar a operacionalidade da linha e permitir o aumento da capacidade de receção de comboios, com redução dos custos de operação e reforço da segurança da circulação ferroviária.

Os estudos e projetos a cargo do consórcio integrado pela Quadrante incluem a alteração de pequenos troços de via na zona de receção/expedição do Porto de Setúbal, um novo feixe de expedição, a supressão e/ou reclassificação de passagens de nível e a electrificação das linhas existentes e novas associadas ao transporte ferroviário de mercadorias, significando um investimento total estimado de cerca de 17 milhões de Euros.

Tiago Costa, Administrador e Responsável pela área de Transportes do Grupo Quadrante, afirma que “A rede ferroviária da Península de Setúbal desempenha um papel primordial no transporte de passageiros e de mercadorias. As ligações proporcionadas pela confluência das linhas do Sul e do Alentejo, ligando os portos de Lisboa, Setúbal e Sines entre si e, futuramente, à rede Europeia, conferem a este subsistema um importante posicionamento estratégico. Para além disso, o papel que o Porto de Setúbal desempenha, hoje em dia, na movimentação de mercadorias, exige uma contínua melhoria dos acessos ferroviários.

O Porto de Setúbal é atualmente o segundo maior porto nacional, depois de Sines, na movimentação de mercadorias por ferrovia, razão pela qual a contínua melhoria dos acessos ferroviários ao mesmo é um projeto essencial para a materialização de cadeias logísticas multimodais eficientes que potenciem o desenvolvimento e alargamento do seu hinterland, sendo um dos objetivos estabelecidos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, apresentada pelo Governo.

Gabinete:

QUADRANTE