Mapei

Impermeabilização

Data de publicação

A impermeabilização é muitas vezes entendida de forma simplória como a adopção de técnicas e materiais com o objectivo de formar uma barreira química ou física, contra a passagem da água. No entanto, a impermeabilização tem uma função muito mais importante, que é a de proteger as construções de inúmeras problemas patológicos que podem surgir com infiltração de água, integrada ao oxigénio e outros componentes agressivos da atmosfera (gases poluentes, chuva ácida, ozónio), já que uma grande quantidade de materiais constituintes da construção civil sofre um processo de deterioração e degradação, quando em presença dos meios agressivos da atmosfera.

Têm-se verificado com frequência que a impermeabilização é ainda um dos aspectos a que se dá menos atenção numa obra. Como consequência, a infiltração de água causa uma série de consequências patológicas como a corrosão de armaduras, a degradação do betão e das argamassas eflorescências, fungos, mofo, má qualidade do ar, danos a mobiliário e equipamentos, curtos circuitos e, acima de tudo, efeitos prejudiciais para a saúde e para a carteira dos proprietários, gerando altos custos de manutenção e recuperação.

Na construção civil, a superfícies a impermeabilizar são: fundações, muros de contenção de terras, caves, caixas de elevadores, varandas, terraços, casas de banho, piscinas, coberturas, telhados, poços, canais, diques, reservatórios de água mesmo se potável, túneis, esgotos, pontes e viadutos, etc.

A Mapei, empresa líder mundial nos produtos químicos para a construção, disponibiliza uma vasta gama de sistemas e produtos para qualquer tipo de intervenção de impermeabilização na construção civil. Sistemas e produtos resistentes aos agentes atmosféricos agressivos, quer de base cimentícia, quer de base acrílica, epoxidica, siloxânica, resinas hidroactivas e silicatos.

Após mais de 70 anos de empenho e dedição para o desenvolvimento de sistemas e produtos tecnologicamente avaçados, a Mapei coloca à sua disposição um amplo conjunto de soluções eficientes para problemas de infiltrações de água, quer seja em caves ou caixas de elevadores, como na protecção de estruturas em betão, rebocos de cimento, alvenarias de tijolo ou pedra natural e também para a impermeabilização de tanques, piscinas ou reservatórios de água natural ou quimicamente agressiva.

Uma protecção segura, eficaz e douradura, desde as fundações até ao tecto.

Alguns dos produtos impermeabilizantes Mapei

Mapelastic

Argamassa cimentícia bicomponente elástica para a protecção impermeável de betão, piscinas terraços, varandas e reservatórios de água potável.

Mapelastic Foundation

Argamassa cimentícia bicomponente elástica para a impermeabilização de superfícies em betão ou alvenaria sujeita a pressão hidrostática positiva ou negativa. Indicado para muros de fundações, estacionamentos, locais enterrados, tanques, canais e piscinas.

Idrosilex Pronto

Argamassa cimentícia osmotica para a impermeabilização de paredes enterradas e para estruturas de contenção de água, mesmo se potável. Indicado para impermeabilizar muros de fundações, caves, pisos térreos, caixas de elevadores, piscinas, canais e reservatórios de água mesmo se potável.

Mapegum WPS

Membrana líquida elástica de secagem rápida para a impermeabilização de paredes e pavimentos em casas de banho e cabinas de duche, cozinhas e bancadas de trabalho, antes do assentamento de cerâmica e pedra natural.

Para mais informações contacte-nos no [email protected]