ABB

A ABB fornecerá alimentação de electricidade ao primeiro centro de processamento de dados do Facebook fora dos Estados Unidos

Data de publicação

A ABB fornecerá subestações concebidas para satisfazer a elevada procura de energia.

A ABB, o grupo líder em tecnologias electrotécnicas e de automação, recebeu uma encomenda no valor de 11 milhões de dólares da Pinnacle Sweden, uma filial de Facebook Inc., para fornecer a alimentação eléctrica das suas primeiras instalações fora dos Estados Unidos. A ABB fornecerá duas subestações de alta e média tensão, isoladas a ar e gás, que alimentarão o centro de processamento de dados que está a ser construído em Luleå, uma cidade costeira no norte da Suécia. O centro de processamento de dados será o maior deste tipo na Europa.

Peter Leupp, director da divisão Power Systems da ABB, comentou: ”As subestações foram concebidas para satisfazer a elevada procura de electricidade deste tipo de instalações. Proporcionarão uma alimentação fiável e de qualidade aos edifícios nos quais estarão alojados os servidores.
O centro de processamento de dados de Facebook será construído em três fases. A instalação terá três edifícios de servidores com uma superfície total de 84.000 metros quadrados, equivalente a 11 campos de futebol. Prevê-se que o primeiro edifício esteja operacional em Dezembro de 2012, e requererá uma importante quantidade de energia para alimentar e arrefecer os seus servidores.
Luleå, situada cerca do círculo polar árctico, tem um clima frio adequado à refrigeração natural dos edifícios dos servidores. Este facto, juntamente com o fornecimento estável de energia limpa procedente de fontes renováveis, e sistemas de comunicações e de redes eléctricas fiáveis, são as razões que explicam a selecção desta localidade, que será um nó europeu para o tráfego de dados de Facebook.
A ABB instalará também sistemas de automação de subestações de acordo com a norma IEC 61850. As subestações estarão equipadas com a última geração de produtos de protecção e controlo. A capacidade das subestações será superior ao consumo normal da cidade nos dias frios de Inverno.
A ABB é líder mundial no fornecimento de subestações chave-na-mão, tanto isoladas a ar como a gás ou híbridas, com tensões até 1.100 kV. Estas subestações facilitam o transporte e distribuição fiável da electricidade com um impacte ambiental mínimo, para as empresas eléctricas, as indústrias, e os clientes comerciais, bem como para outros sectores, tais como o ferroviário, o dos transportes urbanos e o da produção de energia renovável.
O Grupo ABB, líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de electricidade, água e gás, e à indústria, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 130.000 pessoas.