10,5 hectares de superfície florestal alvo de manutenção pela EUROFRED em Portugal
Graças aos projetos de reflorestação, absorção e compensação que o Grupo Eurofred promove desde 2014, a empresa já compensou um ano de atividade em Espanha, França e Chile, e compensou emissões de CO2 até 2036 em Portugal e até 2039 em Itália.
Eurofred Group, empresa que se estabeleceu como líder em soluções integradas de climatização, HORECA, componentes e serviços, desenvolveu trabalhos de manutenção na Herdade do Monte Velho, em Abrantes e durante o inverno de 2022/2023, em cerca de 10,5 hectares de área já reflorestada anteriormente pelo grupo.
Esta ação faz parte do compromisso do Grupo Eurofred de proteger o ambiente e as comunidades, nos territórios onde opera, e onde promove, em zonas que outrora sofreram danos por incêndio, projetos de absorção de CO2 para minimizar a sua pegada de carbono. Estas campanhas estão ativas em Portugal, Espanha, Itália e França, desde 2014, e após a plantação das árvores é feito um acompanhamento, durante três anos, à sua evolução de forma a garantir a sua adaptação ao clima e às outras espécies com as quais coabitam.
Com esta iniciativa o Grupo procura não só compensar a sua pegada de carbono, como proteger o solo afetado pela erosão, promovendo assim a biodiversidade da área e ajudando a fazer crescer florestas mais resistentes e, claro, aumentar o seu valor paisagístico.
- Impacto social do projeto
Esta campanha está assente em três pilares: o impacto social, económico e ambiental. É projeto que, implementado pelo grupo Sylvestris, procura integrar colaboradores locais dando prioridade àqueles que estão em situação de desvantagem ou pertencem a grupos em risco de exclusão como sejam desempregados de longa duração, pessoas com mais de 45 anos de idade, famílias monoparentais, pessoas com deficiência, etc. Entre 2013 e 2020, 89% das pessoas contratadas enquadravam-se nos critérios referidos.
- Comprometidos em compensar a pegada de CO2 que deriva da sua atividade
Sentindo a sustentabilidade como uma parte fundamental do desenvolvimento eficiente da sua atividade, o Grupo Eurofred compensa anualmente a pegada de CO2 graças à absorção gerada pela plantação de árvores em terrenos florestais queimados. Após as ações levadas a cabo em Cáceres e França, o grupo já começou a trabalhar para compensar as emissões de 2022.
Desde 2014 que tem vindo a promover projetos de reflorestação, absorção e compensação nos países onde está presente, totalizando mais de 61 hectares e mais de 80.000 árvores. No global, o grupo já compensou um ano da sua atividade em Espanha, França e Chile. Também compensou emissões em Portugal até 2036 e em Itália até 2039.
A Eurofred assume o seu compromisso em calcular, reduzir e compensar a sua pegada de carbono. Sendo a primeira empresa do setor a compensar 100% das emissões de CO2 e a única que as calcula e reduz.