Tratamento acústico – solução para disciplinar o eco e ruído
Com o recurso cada vez mais predominante ao estilo minimalista no design e arquitetura de espaços empresariais e residenciais, surgem desafios acrescidos do ponto de vista acústico. Um espaço não tratado acusticamente vai invariavelmente amplificar e refletir o som, que acaba por se transformar em ruído e eco. Quanto maior o número de pessoas em simultâneo no espaço, maior o problema.
Restaurantes, Salas de Reuniões, Openspaces e Salas de Eventos
Qualquer espaço que não esteja tratado acusticamente terá à partida problemas de eco e ruído em excesso, que o torna desconfortável do ponto de vista acústico.
Quem nunca foi a um restaurante com comida fantástica, mas insuportavelmente barulhento? As vozes dos clientes juntamente com o ruído dos talheres nos pratos, tendem a ser particularmente incomodativos.
E quanto mais clientes, maior o potencial problema. À medida que o som vai aumentando de energia refletindo nas paredes e teto, os clientes tentam falar mais alto para se fazerem ouvir, o que não ajuda e só piora o problema.
Adicionalmente existem outros elementos que agravam o desempenho acústico natural do espaço não tratado. São eles: pavimento cerâmico, janelas em vidro e tetos em pladur.
A Solução: Painéis Acústicos Smartfox
A Smartfox é uma empresa especializada no fabrico e instalação de painéis acústicos que permitem normalizar o som em qualquer espaço.
A aplicação na parede e teto é simples e muito semelhante à colocação de um quadro com um parafuso. Os painéis são fornecidos com encaixes próprios que permitem que sejam facilmente retirados e reaproveitados para outro espaço, sem qualquer dano no painel ou nas paredes e teto.
Estes painéis eliminam ecos e ruídos indesejáveis e, dado o seu design exclusivo e várias opções de tecidos de acabamento, podem ser usados de forma perfeitamente enquadrada em qualquer espaço.
Têm uma moldura em madeira e revestimento a tecidoe e podem ser personalizados com qualquer imagem ou fotografia de alta resolução (foto, texto, logotipo), ajustando-se na perfeição a qualquer ambiente ou espaço.
No interior estes painéis têm fibras minerais que absorvem o som quando este atravessa o tecido.
Onde devemos aplicar os painéis acústicos Smartfox?
Os painéis acústicos Smartfox podem ser aplicados à superfície no teto e nas paredes, e são fornecidos com todos o encaixes necessários para cada caso.
Para as situações mais frequentes em que o som que queremos tratar é composto por vozes e pratos/talheres ou equivalentes, vamos dar preferência à aplicação dos painéis acústicos no teto. Isto porque este tipo de som se situa na gama de frequências médias/altas, que começam por se deslocar para cima e só depois começam a refletir para o chão. Podemos igualmente colocar os painéis na parede, mas a sua eficiência neste caso dependerá da proximidade à fonte de ruído. No caso de um open-space amplo, colocar painéis apenas nas paredes pode ser insuficiente. Mas numa sala de reunião sobre o comprido, é uma abordagem possível.
No caso dos espaços de eventos, espaços com música ao vivo ou DJ’s, temos o desafio acrescido das frequências graves. Neste caso o som dispersa-se primeiro pelo chão, e tende a subir ao teto pelos cantos. Por esse motivo será recomendável reforçar o tratamento acústico com painéis específicos com função de graves (basstraps) nos cantos. Para este fim a Smartfox dispõe de Biombos Acústicos (painéis com rodas) que são mais espessos (15cm em vez de 5cm), e que permitem um desempenho acrescido nas baixas frequências.
Isolamento Acústico vs Tratamento Acústico
Existe ainda alguma confusão por parte de clientes e mesmo profissionais em identificar e distinguir as necessidades de isolamento e tratamento acústico.
Criar paredes e tetos falsos com vista a impedir o som de saír ou de entrar no espaço, enquadra-se no isolamento acústico.
Procurar melhorar o som dentro do próprio espaço eliminando ecos e ruído em excesso, pela aplicação dos painéis acústicos de elevado desempenho da Smartfox Acoustics no teto e/ou paredes, estamos na realidade a assegurar o tratamento acústico.
Importa sublinhar que o isolamento acústico pouco ou nada faz para melhorar o tratamento acústico e, na maior parte dos casos, piora! Porquê? Porque ao adicionarmos uma parede ou teto acústico (tipicamente recorrendo a pladur), acabamos por ficar com mais uma superfície lisa, não porosa, e portanto com características refletoras do som.
Contudo o tratamento acústico contribui frequentemente para melhorar o isolamento acústico. Ao reduzir a energia acústica dentro do espaço pela utilização de painéis acústicos, o som que passa para o exterior será menor. Nalguns casos esta redução pode ser suficiente para suprir as necessidades de isolamento do som. Um exemplo frequente é o de uma empresa querer isolar uma sala de reuniões para que não se ouçam as conversas fora da sala. Ao fazermos intervenção com os painéis acústicos Smartfox normalizando o som no interior da sala, o som que passa para fora passa ser muito menor e impercetível. E por vezes é o que se pretende.
Informações e Orçamentos
Enviar mail para info@smartfoxacoustics.com com fotos do espaço a tratar e medidas, respondemos com orçamento à medida gratuito.