Bosch quer crescer significativamente mais rápido do que o mercado no setor de aquecimento, ventilação e ar condicionado

Concluída com sucesso a maior aquisição na história da empresa

- A divisão Home Comfort quase duplica a sua faturação, para mais de 8 mil milhões de euros em vendas e mais de 25.000 colaboradores.
- O aumento da procura por ar condicionado assegura um crescimento contínuo da procura.
- Stefan Hartung: “A Bosch está a subir à Liga dos Campeões no negócio de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado.”
- Christian Fischer: "Esta aquisição complementa perfeitamente o nosso portfólio."
- Frank Meyer: “Queremos ajudar a moldar este mercado com soluções energeticamente eficientes.”
- Aveiro com papel estratégico na divisão Home Comfort.
Estugarda – O Grupo Bosch alcança o próximo marco na sua estratégia corporativa 2030 e focaliza-se consistentemente no crescimento. A empresa concluiu com sucesso a maior aquisição da sua história. A aquisição do negócio residencial e comercial de média e pequena potência de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da Johnson Controls e a aquisição da joint venture Johnson Controls-Hitachi Air Conditioning foram concluídas conforme o previsto a 31 de julho. Os contratos foram assinados há cerca de um ano. O preço de compra é de 8 mil milhões de dólares americanos (7,4 mil milhões de euros) estando sujeito aos ajustes habituais. “Com a maior aquisição da história da nossa empresa, estamos a acelerar o nosso crescimento, a expandir a nossa presença global e a equilibrar o nosso negócio, fortalecendo a nossa tecnologia no sector de Energia e Edifícios– isto torna a Bosch mais poderosa e robusta, em linha com a nossa estratégia corporativa 2030,” afirma Stefan Hartung, presidente do Conselho de Administração da Bosch.
Com esta aquisição, a divisão Bosch Home Comfort quase duplica o seu tamanho, para mais de 25.000 colaboradores e mais de 8 mil milhões de euros em vendas. A Bosch expande assim significativamente a sua presença, especialmente na América e Ásia, e torna-se um dos maiores fornecedores no mercado mundial de aquecimento, ventilação e ar condicionado de edifícios residenciais e edifícios comerciais de média e pequena potência. “Toda a indústria de AVAC está em transformação, e o mercado e as tecnologias estão a mudar. A Bosch está a aproveitar sistematicamente estas oportunidades e está agora a subir à Liga dos Campeões no negócio de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado,” diz Hartung.
Objetivos ambiciosos, marcas fortes
Com a nova estrutura, a divisão Home Comfort quer crescer significativamente mais rápido do que o mercado global de AVAC. De acordo com as estimativas da Bosch, este crescimento aumentará até cinco por cento todos os anos até 2030. “A Bosch quer ser uma das empresas líderes em cada uma das suas indústrias até 2030 e está a expandir o seu negócio com investimentos estratégicos em áreas de crescimento, entre outras coisas. As aquisições são também parte da estratégia,” diz Christian Fischer, vice-presidente do Conselho de Administração e responsável pelas iniciativas de crescimento estratégico e gestão de portfólio. “A atual aquisição complementa perfeitamente o nosso portfólio. Agora podemos oferecer aos nossos clientes toda a gama de tecnologias AVAC desde um único fornecedor e em todo o mundo.” A aquisição inclui também importantes investimentos estratégicos para a empresa, e interesses em empresas conjuntas, entre outros, em fabricantes de componentes e sócios comerciais. Espera-se que estes investimentos contribuam significativamente para o resultado financeiro da Home Comfort no futuro.
Com a ampliação do seu portfólio de produtos e marcas, a Home Comfort quer aproveitar melhor o potencial dos seus fortes canais de venda e impulsionar as vendas. A compra integrada e o desenvolvimento conjunto de plataformas de produtos também devem garantir poupanças de custos. Espera-se que os primeiros sucessos sejam visíveis já em 2026. A empresa confia na força das suas marcas: para além da Bosch e da Buderus, agora incluem também a York nos EUA e a Hitachi na Ásia, bem como outras marcas locais fortes. A empresa está a adquirir licenças de longo prazo para usar os nomes de marca da York e da Hitachi.
A rede global de produção da Home Comfort crescerá de 17 para 33 fábricas como resultado da aquisição, enquanto o número de centros de desenvolvimento aumenta de 14 para 26. A conclusão da transação marca o início da integração das novas unidades na divisão Bosch Home Comfort, que deverá estar concluída no final de 2027.
O mercado de soluções de ar condicionado está a crescer em todo o mundo
A atual aquisição significa que a Bosch se está a posicionar de forma muito mais abrangente, especialmente para as soluções de ar condicionado. Com o seu vasto portfólio de produtos, presença internacional e os canais de vendas das unidades adquiridas, a empresa está a explorar perspetivas de crescimento atrativas.
De acordo com análises da Bosch, o mercado global de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado ascendeu a mais de 150 mil milhões de euros em 2024. Os sistemas de ar condicionado representaram dois terços deste valor. A procura continuará a aumentar significativamente nos próximos anos, devido ao aquecimento global, bem como a outros fatores. De acordo com a previsão da Bosch, espera-se que as vendas de unidades de ar condicionado em todo o mundo aumentem para mais de 200 milhões de unidades por ano até 2030, quase um quinto mais do que em 2024.
“Queremos ajudar a moldar este mercado e fomentar soluções energeticamente eficientes para garantir que as pessoas possam tornar o seu dia a dia confortável e saudável, mesmo em dias cada vez mais quentes, seja em casa, no trabalho ou a fazer compras,” diz Frank Meyer, responsável pelo setor de energia e tecnologia de edifícios e, portanto, também pela divisão Home Comfort da Bosch. De acordo com cálculos da Agência Internacional de Energia de 2018, um aumento global de temperatura de apenas um grau Celsius até 2050 já aumentará a necessidade de arrefecimento em todo o mundo em 25 por cento. No entanto, os investigadores climáticos já antecipam um aquecimento global significativamente maior.
O negócio tem uma base regional
Dependendo da região do mundo, diferentes tecnologias são procuradas. Nos EUA, o foco está nos chamados sistemas com condutas, nas quais o ar é conduzido através de condutas a partir de um local central para aquecer ou arrefecer todos os quartos ao mesmo tempo. Na Ásia, as chamadas soluções sem condutas são particularmente procuradas, nas quais as unidades internas podem aquecer ou arrefecer individualmente cada quarto, bem como modernos sistemas de ar condicionado com os chamados sistemas de fluxo de refrigerante variável (VRF). As aplicações comerciais da tecnologia VRF variam de pequenas instalações comerciais, como lojas de retalho, a projetos de grande escala, como hotéis ou hospitais.
A região Europa / Médio Oriente / África é caracterizada por grandes diferenças regionais. No norte e oeste da Europa, a eletrificação por bombas de calor e outras tecnologias já está estabelecida ou está a ser promovida. No Médio Oriente e África, a procura recai sobre soluções de ar condicionado e esquentadores de água. Em muitos países da região, oferece-se toda a gama, desde bombas de calor e caldeiras a gás ou gasóleo até sistemas híbridos.
“Temos objetivos de crescimento ambiciosos em todas as regiões do mundo. Estamos a focar consistentemente a nossa nova organização nisso,” diz Jan Brockmann, presidente executivo da Home Comfort. “Ao fortalecer a responsabilidade regional, podemos satisfazer ainda melhor as necessidades dos clientes.” No futuro, o negócio da Home Comfort será gerido diretamente nas três regiões do mundo: América, Ásia e Europa / Médio Oriente / África. Esta orientação também se reflete no novo Conselho de Administração global da divisão, a partir de 1 de agosto de 2025. Jan Brockmann tornar-se-á presidente da futura organização e, ao mesmo tempo, assumirá o papel de presidente para a região Europa / Médio Oriente / África.
David Budzinski, anteriormente presidente da área de Residencial e Comercial média e pequena potência na Johnson Controls International e CEO da joint venture Johnson Controls-Hitachi Air Conditioning, será nomeado membro do Conselho de Administração Global da divisão. Assumirá a responsabilidade pela região das Américas e tornar-se-á adjunto de Jan Brockmann. Ulrich Lissmann, que também fará parte do Conselho de Administração global, será responsável pela Ásia-Pacífico. Nora Klug, anteriormente assessora jurídica geral do Grupo Bosch, assumirá o papel de diretora de de recursos humanos e governance. Como diretor de transformação, Oliver Koukal vai trabalhar na integração do negócio adquirido, pelo qual já era responsável como gestor de projeto. Os atuais membros da direção executiva, Thomas Volz e Birte Luebbert, continuarão a ser membros do Conselho de Administração global. Thomas Volz será o diretor financeiro e Birte Luebbert atuará como diretora de operações.
Aveiro com papel estratégico na divisão Home Comfort
A localização de Aveiro desempenha um papel estratégico dentro da divisão Bosch Home Comfort, assumindo-se como a principal localização para o desenvolvimento e a produção das bombas de calor na Europa. Para a Bosch, as bombas de calor são um componente fundamental de edifícios neutros em carbono. O reforço da forte posição da unidade de Aveiro dentro do Grupo, é visível na continuidade dos investimentos previstos tanto a nível de capacidade de produção como também da expansão do portfólio de produtos.