facebook_pixelSlimcrete, o revestimento de betão flexível que resistiu a uma viagem ao espaço | Projectista
A Cimenteira do Louro

Slimcrete, o revestimento de betão flexível que resistiu a uma viagem ao espaço

Data de publicação

O revestimento ultrafino de betão flexível Slimcrete, criado em Vila Nova de Famalicão pela empresa de materiais de construção ACL – A Cimenteira do Louro, foi aprovado com distinção no último teste de resistência a que foi submetido numa viagem ao espaço até cerca de cem mil pés de altitude.

O vídeo da viagem do Slimcrete até à estratosfera, que atingiu uma altitude superior a 34 quilómetros, foi mostrado na feira de arquitetura e design Architect @ Work, que decorreu esta semana, no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa, tendo sido um dos destaques deste certame de itinerância internacional que passou em Portugal pela
primeira vez.

“Foram excedidas as melhores expectativas, que já tínhamos dos testes de laboratório realizados anteriormente. O Slimcrete foi ao espaço, resistiu às condições adversas que atravessou e regressou intacto. Isto significa que se trata de um produto muito resistente, apesar de ultrafino e flexível, constituindo um novo patamar dos produtos em
betão”, considera Dinis da Silva, CEO da ACL – A Cimenteira do Louro.

O Slimcrete viajou até à estratosfera até uma altitude de cem mil pés, tendo passado por diferentes temperaturas até aos 67,9 graus centígrados negativos. “Nem a intensa radiação, a elevada pressão e a altitude, a ausência de atmosfera e as grandes variações de temperatura conseguiram deteriorar este produto inovador”, destaca, por seu lado, César Costa, diretor comercial da ACL.

De acordo com César Costa, a presença da ACL na feira Architect @ Work “foi um enorme sucesso, permitindo muitas perspetivas de negócios para o próximo ano”.

Lançado este ano, o Slimcrete será uma das grandes apostas da Cimenteira do Louro para o próximo ano, no mercado nacional e, sobretudo, no mercado internacional, dado que a leveza do produto facilita a sua exportação. “Cada metro quadrado pesa apenas quatro quilos, facto que faz do Slimcrete o primeiro produto em betão fácil de transportar”, realça o diretor comercial da Cimenteira do Louro.

Criado em quatro anos de investigação, desenvolvimento e testes, o Slimcrete é um revestimento de betão ultrafino e flexível que promete revolucionar o processo de construção de todo o tipo de edifícios. Tem apenas três milímetros de espessura e destina-se a revestir paredes e tetos.

Ao contrário do betão tradicional, o revestimento Slimcrete é flexível e está disponível em 10 cores, podendo ser aplicado em paredes e tetos de qualquer projeto de construção, seja de habitação, indústria, comércio, escritórios ou todo o tipo de edifícios públicos. Também é a solução ideal para projetos de reabilitação de edifícios. E molda-se a
qualquer superfície, sem necessidade de recurso a acabamentos finos, dado que pode revestir superfícies curvas, côncavas e convexas.

Os responsáveis de A Cimenteira do Louro estimam que, em comparação com outros produtos de betão, o revestimento Slimcrete permitirá a uma construtora economizar cerca de 60% entre aquisição de
matérias-primas, tempo de duração da obra e recursos humanos.