facebook_pixelHisense Europe entre 1% das empresas mais sustentáveis em todo o mundo | Projectista
PUB
Hisense

Hisense Europe entre 1% das empresas mais sustentáveis em todo o mundo

Data de publicação

A Hisense Europe foi distinguida este ano com a medalha de platina, a pontuação mais elevada na mais recente avaliação de sustentabilidade da EcoVadis, posicionando-se entre o restrito grupo que representa apenas 1% das empresas mais bem classificadas do mundo. A distinção foi atribuída à empresa do grupo, Gorenje, fabricante de eletrodomésticos das marcas Gorenje, Hisense e Asko, refletindo a integração estratégica da sustentabilidade no modelo de negócio.

Com uma pontuação de 87 em 100 pontos, esta conquista coloca a Hisense Europe entre as empresas mais bem-sucedidas do mundo em termos de práticas responsáveis e sustentáveis e demonstra a sua dedicação e compromisso em promover a sustentabilidade não apenas como um valor, mas como parte essencial das suas operações.

Esta pontuação máxima é o resultado de uma transformação coordenada e sustentada que abrange todas as áreas da empresa, desde a governança e as cadeias de abastecimento até à força de trabalho, o ambiente e a ética.

O principal padrão de sustentabilidade no mundo dos negócios

A EcoVadis é reconhecida como líder em avaliação de sustentabilidade corporativa e analisa o desempenho ambiental, social e ético de empresas em cadeias de abastecimento globais desde 2007. O processo de certificação envolve uma avaliação aprofundada sobre as políticas, práticas e desempenho de uma empresa, que é pontuada e classificada duas vezes: em relação aos seus pares no setor e em relação a todas as empresas avaliadas. Com um processo de avaliação extremamente rigoroso, a EcoVadis fornece às empresas feedback relevante sobre os seus esforços de sustentabilidade e oportunidades de melhoria.

A subir consistentemente no ranking da sustentabilidade

A Gorenje é reconhecida pela sustentabilidade, tendo recebido as medalhas de prata da EcoVadis em 2023 e 2024. A progressão da empresa no último ano contribuiu para a atribuição do prémio platina, o mais elevado, e o reconhecimento da melhor posição em comparação com as principais concorrentes do setor.

“A medalha de platina da EcoVadis é a confirmação do nosso esforço e trabalho sistemático na implementação de práticas sustentáveis. É uma avaliação abrangente da sustentabilidade das organizações, que inclui quatro áreas chave: proteção ambiental, normas laborais, ética e gestão sustentável da cadeia de abastecimento. O progresso da Hisense, distinguido com esta avaliação, demonstra a integração de abordagens sustentáveis consistentemente integradas nos processos da empresa e apoiadas por um compromisso claro da sua liderança, que se sobrepõem a medidas ou campanhas individuais de curto prazo”, explica Urška Butolen, Diretora de Gestão de Sustentabilidade Corporativa da Hisense Europe.

Melhorias estratégicas que geram resultados

Para a classificação da Hisense Europe contribuiu a introdução de medidas adicionais na estratégia de desenvolvimento sustentável que define atividades em áreas que têm um impacto significativo nos negócios, no ambiente, nos colaboradores e na sociedade como um todo. Estas áreas chave são: produção, produtos, pessoas, cadeia de abastecimento, operações sustentáveis e cidadania corporativa.

O facto de o relatório de sustentabilidade da Gorenje ter sido verificado por uma entidade independente, de não terem sido publicadas notícias negativas graves sobre a Gorenje no último ano e da empresa ser membro do United Nations Global Compact, a maior iniciativa mundial para o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa, também contribuiu para a atribuição do prémio de platina. Os certificados obtidos também desempenharam um papel relevante na avaliação: SA8000 para responsabilidade social, ISO 14001 para o sistema de gestão ambiental, ISO 50001 para o sistema de gestão de energia, ISO 450001 para o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional e inclusão no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

Destacou-se ainda a gestão responsável da cadeia de abastecimento, nomeadamente a atualização da política de aquisições, práticas éticas (Códigos de Conduta) junto dos fornecedores e a integração da sustentabilidade nas auditorias e contratos. 

Este prémio sublinha ainda os esforços da Hisense na redução da pegada de carbono, com melhoria das políticas nesta matéria, formação dos trabalhadores sobre temas ambientais, redução do uso de materiais, realização de estudos e contribuição para a construção de uma nova fábrica de energia solar.

O Prémio EcoVadis Platinum prova que os esforços de sustentabilidade da Hisense são implementados de forma eficaz, colocando-a entre as melhores empresas a nível mundial. 

“Orgulhamo-nos de estar entre 1% das empresas com as classificações mais elevadas, e dado que a sustentabilidade é um conceito muito amplo e complexo, um resultado tão forte comprova o nosso desempenho em todas as áreas-chave. No entanto, acreditamos que é apenas o começo, a confirmação de que definimos o rumo certo e um incentivo para continuar a construir um futuro mais sustentável com um impulso ainda maior”, acrescenta Urška Butolen.