facebook_pixelSistemas de ligação para o reforço de pavimentos | Projectista
Tecofix

Sistemas de ligação para o reforço de pavimentos

Data de publicação

Pavimentos de alta performance

A TECNARIA é a mais recente marca exclusiva da Tecofix. É uma empresa especializada no projeto e produção de conectores para reforço de pavimentos de madeira-betão, aço-betão e betão-alvenaria, devidamente testados, segundo as mais recentes normas Europeias. A técnica de estruturas mistas é cada vez mais utilizada no reforço de estruturas existentes, mas também na execução de novos pavimentos.

PAVIMENTOS EM MADEIRA – Solução para um problema

Os pavimentos antigos de madeira precisam frequentemente de reforço, porque estão subdimensionados e quase sempre sofrem excesso de flexão sobre as exigências atuais. A utilização do betão é uma ótima solução por permitir que o pavimento existente possa ser reutilizado, em vez de ser substituído, apenas com uma pequena mudança na espessura do pavimento existente. Os novos pavimentos de madeira devem ser feitos com vigas com uma seção mais larga, ao invés das tradicionais. Em ambos os casos, a solução mais simples e mais adequada será conectar uma laje de betão, devidamente reforçada, à estrutura existente (pavimento em madeira), de forma a aumentar a sua resistência e rigidez, ou permitir a utilização de vigas mais rasas, no caso da construção de novos pavimentos.

O sistema composto de madeira e betão também pode ser utilizado para construir coberturas de estruturas planas ou inclinadas.

PAVIMENTOS EM AÇO

As estruturas mistas em betão-aço oferecem ótimas vantagens estáticas e económicas, quando comparadas com os sistemas não mistos. Uma estrutura de suporte de carga de aço, devidamente ligada a um molde de betão, sobreposto através de ligadores, garante a unidade estática entre os dois materiais diferentes, para além de permitir um melhor aproveitamento das suas características individuais. A Tecnaria oferece conectores especiais, que podem ser ligados de forma simples às vigas através de pregos de alta resistência, com a utilização da ferramenta para cravação de pregos SPIT P560, evitando a necessidade de solda.

Esta solução simplifica os procedimentos de construção, com consequente diminuição dos seus custos. Se necessitar de aconselhamento ou suporte técnico para a utilização destes sistemas, o nosso Dep. Técnico tem disponível para si o serviço de cálculo em lajes mistas e colaborantes com conectores Tecnaria.