facebook_pixelSecil lança o primeiro betão neutro em carbono de Portugal | Projectista
Secil

Secil lança o primeiro betão neutro em carbono de Portugal

Data de publicação

A Secil acaba de lançar o Betão Verdi Zero, o primeiro betão com zero emissões de CO₂ em Portugal, um produto inovador e sustentável que vem ao encontro dos objetivos para atingir a neutralidade carbónica da indústria cimenteira em 2050 e da necessária descarbonização do setor da construção.

O betão é um dos produtos essenciais à nossa sociedade e as suas propriedades únicas fazem com que seja um material de construção de eleição, sendo o primeiro produto manufaturado mais utilizado no mundo. Com este novo produto, a Secil vem dar resposta às novas exigências do mercado, que procura cada vez mais soluções verdes, em linha com a nova tendência de construção, os green buildings e respetivas certificações ambientais – BREEAM e LEED.

“Com o lançamento do betão Verdi Zero, a Secil dá um passo em frente na construção de um futuro mais sustentável, com edifícios e infraestruturas menos carbónicos e com menor impacto no meio ambiente”, afirma Otmar Hübscher, CEO do Grupo Secil, acrescentando que “a Empresa segue as diretrizes que têm sido estabelecidas para o setor da indústria cimenteira e assume o compromisso de reduzir as emissões de CO₂ associadas à cadeia de valor, desenvolvendo um conjunto de projetos que incidem sobre o produto, a operação e o transporte”.

O Betão Verdi Zero é, assim, um betão com menor intensidade carbónica, que promove a economia circular, através da incorporação de resíduos reciclados, o que implica uma menor utilização de matéria-prima virgem. As restantes emissões serão compensadas através de um programa de compensação de carbono certificado pela Climate Impact Partners, tendo sido atribuído o selo de CarbonNeutral® Product. Reforçando o seu compromisso no combate às alterações climáticas, o Grupo Secil aderiu à Science Based Targets initiative (SBTi), definindo as metas internas de redução de emissões near term (2030), com base em dados científicos e na verificação, por parte desta organização internacional, do cumprimento dos seus objetivos de descarbonização.

A Proteção do Planeta e das Pessoas, conjugada com o respeito ambiental e uma cidadania responsável, são as fundações estratégicas do Grupo. A Empresa cria valor com sustentabilidade, apostando na inovação tecnológica, promovendo novas soluções que contribuem para uma construção mais eficiente e desenvolvendo produtos que promovem a economia circular. Outro dos objetivos da Empresa é promover a vitalidade e equilíbrio dos ecossistemas onde se insere e a recuperação paisagística, protegendo a biodiversidade.

Últimas soluções técnicas

Ver todasSee more
Eurofred introduz bomba de calor AQS HT 10-100 da Daitsu, que oferece água mais quente com menor consumo de energia

EUROFREDEurofred introduz bomba de calor AQS HT 10-100 da Daitsu, que oferece água mais quente com menor consumo de energia

Data de publicação

Projetado para produzir AQS até 90°, o Daitsu HT 10-100 está disponível em 6 modelos capazes de produzir entre 3.000 e 25.000 litros de água quente por dia, tornando-o ideal para atender ao elevado consumo de aplicações comerciais e industriais. O Daitsu HT 10-100 é uma bomba de calor AQS ecológica e eficiente que combina 100% de fluido frigorígeno natural R-744 com desempenho de primeira classe para minimizar o seu impacto na camada de ozono e obter poupanças na fatura da eletricidade de até 70%. Eurofred, empresa que se tem afirmado como parceira para todos os profissionais que necessitam de...