Secil comemora 100 anos da Fábrica da Maceira-Liz
A Secil assinala, neste dia 3 de maio, o centenário da sua Fábrica da Maceira-Liz, em Leiria, que ao longo destes 100 anos se tem destacado como um dos mais inovadores projetos industriais realizados em Portugal, marcando a economia nacional. Para os próximos anos, a Secil tem como objetivo continuar a investir em inovação aliada à implementação de uma forte estratégia de sustentabilidade.
Construída entre 1919 e 1923, no rescaldo da I Guerra Mundial e da profunda crise resultante da gripe pneumónica, a Fábrica da Maceira-Liz foi, já na altura, considerada a mais moderna do mundo. Da visão estratégica e da capacidade de inovação, resultou uma fábrica que marcou uma evolução determinante no fabrico do cimento e na construção do nosso país, sem nunca parar a laboração.
“Durante 100 anos atravessámos revoluções, uma guerra mundial, um processo de nacionalização e uma reprivatização, a adesão à União Europeia e a criação da moeda única. Demos forma ao futuro, e vamos continuar a inovar por mais 100 anos, apostando na descarbonização e sustentabilidade e com o foco nas gerações vindouras”, afirma Otmar Hübscher, Presidente Executivo da Secil.
Inovação e sustentabilidade para os próximos 100 anos
A estratégia de inovação da Secil está alinhada com os roteiros de descarbonização e sustentabilidade da indústria cimenteira mundial, europeia e nacional, que preveem a neutralidade carbónica da cadeia de valor do cimento e do betão em 2050. Assim, a diminuição da intensidade carbónica da produção, a economia circular e a proteção da biodiversidade são objetivos prioritários, que estão a ser implementados nos países onde a Secil está presente. Pela sua localização e tipo de estrutura fabril, a Fábrica da Maceira-Liz vem desempenhar um papel relevante e pioneiro neste processo.
A Secil tem previsto para esta unidade industrial um projeto de redução das emissões de CO2 e melhoraria da eficiência energética. A Empresa integra ainda um consórcio de um novo projeto de investimento que encara o hidrogénio verde como a opção complementar mais atraente, quando a eletrificação não é uma opção nos processos industriais que exijam temperaturas elevadas, como é o caso das Fábricas de cimento.
Na cerimónia que assinala os 100 anos da fábrica da Maceira-Liz, e que contou com a presença de Ricardo Pires, Presidente do Conselho de Administração da Secil, Otmar Hübscher, Presidente da Comissão Executiva da Secil, foi também assinado um protocolo com a Câmara Municipal de Leiria para reabilitação de habitação para arrendamento.