facebook_pixelROCA PRESTA HOMENAGEM AO ARQUITETO BRASILERIO RUY OHTAKE | Projectista
ROCA

ROCA PRESTA HOMENAGEM AO ARQUITETO BRASILERIO RUY OHTAKE

Data de publicação

Para assinalar o primeiro aniversário da morte de Ruy Ohtake, a Roca recorda<br> a colaboração com o arquiteto e realiza uma sessão fotográfica na casa que este concebeu.

Ohtake lavatório round preto matte by Roca

Como homenagem ao eminente arquiteto brasileiro no primeiro aniversário da sua morte, a Roca fotografou o produto resultante da sua colaboração na casa icónica que o arquiteto construiu para a sua mãe: a casa Tomie Ohtake. Estas fotografias fazem parte de um catálogo que inclui imagens de alguns dos mais marcantes edifícios que compõem o vasto legado do arquiteto brasileiro. As fotografias de arquitetura são da autoria de Paul Clemence, colaborador e amigo de Ruy Ohtake, que também assina o texto do catálogo. Ruy Teixeira é o autor de todas as imagens da coleção de lavatórios, entre as quais encontramos novas formas e acabamentos.

Lavatório de bancada Ohtake em Fineceramic®, em preto mate by Roca

Nascido no Brasil, em 1938, Ruy Ohtake realizou mais de 400 projetos nas últimas cinco décadas, tornando-se num dos mais prolíferos arquitetos do seu país. O seu legado está espalhado por todo o Brasil, sendo São Paulo a cidade que concentra o maior número de edifícios. Encontramos igualmente o seu trabalho noutros países. Apesar deste importante e frutífero percurso profissional, nunca houve, no discurso de Ohtake, sinais de arrogância, nem declarações grandiloquentes, mas sim um profundo respeito por uma profissão que amava. Inspirado pela sua brilhante progenitora, uma aclamada artista plástica, e influenciado pelo seu mentor e amigo Oscar Niemeyer, os edifícios de Ruy Ohtake caraterizam-se pelo uso de cores, formas esculturais e curvas. O arquiteto brasileiro sentia-se fortemente atraído pelas configurações suaves que encontramos na natureza, razão pela qual esta qualidade orgânica se encontra muito presente no seu enorme legado. O arquiteto sempre reconheceu que o objetivo do seu trabalho era transcender, deixar uma marca nas pessoas, despertando os sentidos de todos aqueles que habitavam ou visitavam os seus edifícios. Ruy Ohtake obtinha esta conexão sempre que, seguindo a orientação de uma curva, conseguia atrair o olhar numa direção inesperada. Este estilo invulgar e extravagante está igualmente presente na coleção de lavatórios que concebeu para Roca.

A componente orgânica que encontramos no seu trabalho, em conjunto com a proximidade e humildade do arquiteto despertaram a atenção da marca espanhola, que também encontrou na meticulosa execução que Ruy Ohtake aplicava em todos os seus designs esse compromisso firme com o artesanato e a excelência que carateriza a marca. Consequentemente, iniciou-se uma colaboração criativa em 2018, da qual resultou uma coleção de lavatórios vencedora de vários prémios de design. Todos eles destacaram a capacidade de o arquiteto ter ido além da mera função de utilização e de ter trazido beleza ao quotidiano. Na verdade, Ruy Ohtake queria enriquecer o dia a dia, nem que fosse aquele breve momento em que, imersos nos nossos pensamentos matinais, paramos em frente ao lavatório para refrescar o nosso rosto depois de uma noite de sono profundo.

A inspiração dos lavatórios Ohtake encontra-se na natureza, mais especificamente nas curvas das ondas e na linha do horizonte, sempre em mudança, mas especialmente na forma mais pura que existe em design: o ovo. Além disso, o arquiteto conseguiu encontrar a leveza e a resistência que esta perfeita forma oval e suave apresenta na tecnologia exclusiva da Roca: Fineceramic®. Ohtake conseguiu realçar a elegância e a suavidade do design, com o excelente desempenho de um material porcelânico que resulta em lavatórios mais leves e duradouros.

Com este novo catálogo que inclui imagens dos lavatórios concebidos por Ruy Ohtake e alguns dos marcos mais importantes do arquiteto, a Roca celebra uma colaboração significativa e recorda uma relação agradável e enriquecedora que incluiu master classes, exposições, prémios e uma forte partilha criativa de inspiração mútua. A coleção de lavatórios Ohtake é composta por quatro formatos diferentes e sete cores, incluindo o novo acabamento em preto mate.