facebook_pixelProjeto Thermacore: Tiny Houses | Projectista
Saint-Gobain Portugal S.A.

Projeto Thermacore: Tiny Houses

Data de publicação

Estudo pioneiro no setor da construção leve e modular é desenvolvido pela Saint Gobain, Universidade de Aveiro, Lusil e 5DHome.

O Pacto Ecológico Europeu visa tornar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, em particular, construindo e reabilitando com utilização de recursos energéticos e materiais de forma eficiente. Neste âmbito, a EU pretende melhorar o desempenho energético dos edifícios, dado que representam 40% da energia consumida, dois terços dos quais no sector residencial. Como resultado, em anos recentes, é possível observar um deslocamento notório para elementos de edifícios cada vez mais leves e uma abordagem modular da construção. 

A Saint-Gobain Portugal S.A., através das marcas Weber, Placo®, ISOVER e GlassSolutions, em parceria com a Lusil e a 5DHome, tem apoiado a Universidade de Aveiro na execução do THERMACORE, projeto de investigação financiado pela FCT, que tem como objetivo desenvolver e avaliar o desempenho, nas vertentes de eficiência energética, do conforto térmico e da qualidade do ar interior de uma solução construtiva com um núcleo termicamente ativo com o uso de PCM macro encapsulado, em comparação com o de uma parede ou laje tradicionais usados em edifícios em Portugal.

A questão central da investigação a que o presente projeto tenta responder é: “Em que medida é que o desempenho, nas vertentes de eficiência energética, conforto térmico e qualidade do ar interior, de uma solução construtiva com PCM macro encapsulado, usada como um núcleo termicamente ativo, se compara com o de uma parede ou laje tradicionais em Portugal?'” 

O estudo pioneiro no setor contou assim com as soluções Saint-Gobain Portugal S.A. Para a fachada exterior e interior do projeto THERMACORE, a escolha recaiu, respetivamente, na Glasroc® X e na placa Habito®, esta última composta por materiais Placo® à base de gesso. De modo a garantir a eficiência energética e acústica da vertente opaca da fachada, bem como o seu comportamento ao nível da reação ao fogo, foi utilizada a solução de fachada ETICS webertherm comfort, baseada numa placa isolante de lã de vidro de alta densidade clima 34, aplicada sobre placa de gesso para exterior Glasroc® X.

No que diz respeito ao acabamento final, para um resultado esteticamente apelativo, texturado e com variedade de cores, foi utilizado o pavimento Placo® Rigidur Solera bem como a lã mineral ISOVER Geowall 034, que se trata de um sistema formado por placas reforçadas com fibras e aderidas entre si que produzem uma alta resistência superficial. 

Relativamente aos restantes contributos das empresas parceiras, destaque para o sistema estrutural baseado no LSF (aço leve), da 5D Home, que permitiu criar uma solução estrutural pré-fabricada com redução de desperdícios em obra e com a robustez adequada. O contributo da Lusil passou pelo produto LB-67 RPT composto por semi-perfis de alumínio em liga 6063 tempera t6 ligados por poliamidas Lusil® by Technoform®, criando, assim, o isolamento térmico desejado. José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, reitera que “Uma vez mais, a Saint-Gobain Portugal S.A demonstra estar na vanguarda do setor, seguindo a sua estratégia de crescimento responsável e pautada pelo propósito “MAKING THE WORLD A BETTER HOME”. Este é mais um projeto assinado pela multinacional francesa em território nacional, concebido com o objetivo cimeiro de responder às necessidades emergentes do mercado. 

Últimas soluções técnicas

Ver todasSee more
Instituto de Formação Vulcano apresenta curso sobre hidráulica dos sistemas de aquecimento (online)

VulcanoInstituto de Formação Vulcano apresenta curso sobre hidráulica dos sistemas de aquecimento (online)

Data de publicação

O Instituto de Formação Vulcano (IFV), espaço de formação e certificação dos profissionais de hoje e do futuro nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, apresenta o seu curso sobre Hidráulica dos Sistemas de Aquecimento. A formação, que decorre nos dias 26 e 27 de abril de 2023, em formato online, e em horário pós-laboral, destina-se a instaladores e técnicos-comerciais, recém-licenciados e projetistas que pretendem iniciar-se na área ou profissionais com experiência que pretendam aprofundar e desenvolver os seus conhecimentos. Com uma duração de 6 horas, este curso proporcionará aos formandos várias aprendizagens acerca dos circuitos hidráulicos...