facebook_pixelPROGRAMA DE APOIO A EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS | Projectista
Volcalis

PROGRAMA DE APOIO A EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS

Data de publicação

Está na hora de apostar no isolamento térmico e acústico que a sua casa precisa, e no conforto que você merece.

Programa de Apoio Edifícios Mais Sustentáveis, um conjunto de incentivos no valor de 4,5M euros para promover a reabilitação e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes.

Estes apoios irão ser atribuídos às candidaturas de pessoas singulares proprietárias de frações ou edifícios de habitação, construídos até ao final de 2006. As candidaturas podem realizar-se a partir do dia 07-09-2020. Este Programa faz parte de um conjunto de medidas que visam a dinamização económica, como forma de amortecer parte do impacte económico decorrente da Pandemia COVID-19. O objetivo deste apoio é melhorar o edificado residencial e o seu desempenho energético, tornando os edifícios mais sustentáveis e gerando múltiplos benefícios (ambientais, sociais e económicos) para o cidadão.


A situação recente de confinamento a que todos fomos sujeitos abriu-nos os olhos para a grande necessidade de as habitações terem um bom isolamento acústico e térmico, e o quão essencial é o conforto para a saúde humana.

Ao passarmos mais tempo em casa, em períodos do dia em que normalmente não o fazíamos, todos sentimos mais necessidade em climatizar, gastando mais energia. Outra grande necessidade para que fomos uma vez mais despertados, foi a importância do isolamento e conforto acústico. Embora o ruído ambiente nas cidades tenha diminuído consideravelmente ao não existir trânsito automóvel, o barulho dentro de casa cresceu e a incomodidade também.

Uma das tipologias de projeto em que o “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis” aposta é no isolamento térmico, mais concretamente no isolamento térmico em paredes exteriores ou interiores e em coberturas ou pavimentos exteriores e interiores, desde que efetuado com ecomateriais ou materiais reciclados.

É aqui que entra a lã mineral Volcalis e as placas de gesso Gyptec, sendo dois produtos portugueses e ecológicos ideais para implementar estas melhorias térmicas.


A Volcalis é uma empresa do Grupo Preceram que se dedica à produção de lã mineral através de um processo produtivo absolutamente único e inovador em Portugal. A Volcalis, disponibiliza ao mercado uma ampla gama de soluções ecológicas e de alta qualidade, que contribuem para o conforto e a eficiência térmica e acústica dos edifícios.

lã mineral Volcalis é um produto proveniente de matérias naturais e ecológicas, à base de areia e ligante de origem biológica. É um isolamento térmico e acústico de elevada performance, incombustível, resistente ao fogo e livre de substâncias nocivas o que assegura um ambiente interior saudável.  A lã Volcalis conta ainda com a melhor classificação (A+) na qualidade do ar interior.

As placas gesso Gyptec são fabricadas recorrendo a matérias-primas ecológicas e a métodos não poluentes, ambientalmente e economicamente sustentáveis. A Gyptec utiliza, como matérias-primas, papel reciclado e gesso FGD, evitando a exploração mineral de gesso e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

A Gyptec, empresa portuguesa, pioneira na produção de placas de gesso em Portugal, desenvolve soluções para construção e reabilitação, sendo presença incontornável nas principais obras em toda a Península Ibérica. As placas de gesso Gyptec são resistentes ao fogo, impacto e humidade, e têm elevado desempenho térmico e acústico.


Na reabilitação de edifícios a aplicação pelo interior de sistemas em placas de gesso Gyptec e isolamento em lã mineral Volcalis, reduz de forma significativa as necessidades energéticas de aquecimento e arrefecimento dos edifícios, reduzindo consumos e os custos de energia consequentes.

As soluções de construção a seco do Grupo Preceram traduzem-se numa construção limpa, rápida, económica que permite a flexibilização dos espaços, melhorar o desempenho térmico e acústico dos edifícios e contribuir para um maior conforto dos seus habitantes.

Fique a saber mais sobre “Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis”  e consulte a tipologia dos projetos, dotação e taxa de comparticipação em: www.fundoambiental.pt