Prémio Cinco Estrelas distingue 157 Marcas, 23 Personalidades e 18 Órgãos de Comunicação Social para 2024
- Avaliadas 1.135 marcas, em 213 diferentes categorias
- Foram distinguidas 157 marcas pelos consumidores portugueses
- 23 personalidades e 18 órgãos de comunicação social premiados para 2024
- Envolvidos 339.100 consumidores nos testes de avaliação
- No ano em que se marca o 10º aniversário do Prémio Cinco Estrelas, conclui-se que o total de vencedores, incluindo OCS e Personalidades foi de 1.358
O Prémio Cinco Estrelas inicia o ano a revelar quais as marcas, as personalidades e os órgãos de comunicação social preferidos dos portugueses para 2024. No ano em que assinala o seu 10º aniversário, o Prémio Cinco Estrelas regista no total da década 1.358 vencedores, registando desde a 1ª edição um crescimento de 450% de vencedores.
O elevado nível de exigência e o rigor da metodologia Cinco Estrelas mantém-se, destacando para 2024 198 vencedores, entre 157 marcas, 23 personalidades e 18 órgãos de comunicação social. Nesta edição, foram avaliadas 1.135 marcas organizadas em 213 categorias, tendo sido envolvidos nos testes 339.100 consumidores.
Nos últimos 9 meses, estes consumidores testaram e avaliaram as 1.135 marcas, produtos e serviços candidatos, dos mais diversos setores de atividade, dos quais apenas 157 saíram vencedores, sendo considerados pelos consumidores como realmente Cinco estrelas. Os portugueses identificaram e avaliaram também diversas personalidades de diferentes áreas da nossa sociedade e os principais órgãos de comunicação social do país.
“No ano em que o Prémio Cinco Estrelas celebra 10 anos, rever o percurso e o crescimento deste sistema de avaliação é para nós motivo de grande satisfação. Com um crescimento claro desde o início, nestas 10 edições demos a conhecer ao mercado um total de 1.358 vencedores, entre marcas, personalidades e órgãos de comunicação social. Participaram nos testes e estudos cerca de 2 milhões de consumidores, avaliando 7.282 marcas no total. Contas feitas aos 10 anos, registamos assim um aumento de 450% no número de vencedores da primeira para a décima edição.
O facto de ano após ano cada vez mais empresas se submeterem à metodologia Cinco Estrelas, significa 2 aspetos fundamentais: 1 – que reconhecem valor na metodologia e na informação que recebem das avaliações feitas, e 2 - que reconhecem a importância da estrela verde para os consumidores, que tendem a valorizar mais e mais a qualidade dos produtos e serviços que consomem reconhecendo credibilidade no Prémio Cinco Estrelas.” referem Débora Silva e Ana Lourenço, fundadoras do Prémio Cinco Estrelas.
Relativamente ao ano passado, os 198 vencedores correspondem a um aumento de 9%. Também o número de categorias avaliadas subiu em 8%, o que comprova a flexibilidade da metodologia, que se adaptada a todas as situações do mercado mantendo sempre o rigor, e por isso chegando a cada vez mais setores de atividade.
As 157 marcas vencedoras da edição 2024 repartem-se por 14 grandes setores de atividade: Alimentação e Bebidas (10), Automóvel (9), Banca (16), Eletrodomésticos (4), Beleza e Higiene Pessoal (20), Compras (7), Limpeza e Conforto do Lar (12), Empresas e Negócios (18), Energia e Tecnologia (11), Obras e Remodelações (15), Planos de seguros (5), Plataformas Online (6), Saúde e Bem Estar (19) e Turismo e Lazer (5).
É de salientar que das 213 categorias analisadas, 56 não tiveram vencedor, o que se deve ao facto de nenhuma marca ter atingido a classificação mínima exigida para ser considerada Cinco Estrelas.
Há seis marcas que se destacam por serem vencedoras do Prémio Cinco Estrelas desde a primeira edição, há 10 anos consecutivos: Auchan, Caudalie, Favaíto, Opticalia, Renova e Robbialac.
O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que anualmente mede o grau de satisfação que os produtos, os serviços e as marcas concedem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores como a Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou Recomendação, Confiança na Marca e Inovação. Quanto às Personalidades e Órgãos de Comunicação Social, estas são analisadas segundo as variáveis Notoriedade, Satisfação pela atividade que desempenham, Credibilidade e Inovação, além de uma característica adicional específica considerada como mais relevante em cada categoria.