facebook_pixelOLI INOVA PARA ECONOMIZAR AINDA MAIS ÁGUA NO WC | Projectista
OLI Sistemas Sanitários

OLI INOVA PARA ECONOMIZAR AINDA MAIS ÁGUA NO WC

Data de publicação

A sustentabilidade hídrica está no centro da estratégia de inovação da empresa portuguesa OLI, que acaba de dar mais um passo importante para a redução do consumo de água na casa de banho ao lançar no mercado a tecnologia PLUS para incorporar os vários modelos de autoclismos.

Esta solução permite economizar diariamente até 9 litros de água, o que equivale a uma redução da fatura mensal em cerca de 2%. Esta poupança é conseguida através do sistema de entrada de água no autoclismo, que impede o enchimento do tanque enquanto a válvula de descarga está aberta, e da velocidade da descarga.

A PLUS garante a limpeza eficiente do sanitário com apenas 5 litros para descarga completa e com 3 litros para meia descarga, sem desperdício de água. Para além de ser amiga do ambiente, destaca-se também por ser silenciosa, sendo certificada pela norma NF, classe acústica 1.

A tecnologia PLUS foi desenvolvida no centro de Investigação de Desenvolvimento da OLI, em Aveiro, ao longo do último ano. Para competir à escala global, a empresa investe continuamente em inovação, aplicando, em média, 1 milhão de euros todos os anos no estudo e no desenvolvimento de novas e melhores soluções de eficiência hídrica e de inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no acesso às instalações sanitárias. 

O primeiro projeto de inovação e de poupança de água da OLI nasceu há 24 anos. Tratou-se da dupla-descarga, uma solução hoje presente em todo o mundo, responsável por uma poupança hídrica na ordem dos 50%. À inovação da dupla-descarga, juntam-se diariamente outras soluções simples, amigas do ambiente e com benefícios económicos.

A OLI é uma das empresas portuguesas que mais patenteia na Europa, sendo a mais inovadora no setor da construção, de acordo com os últimos relatórios do Instituto Europeu de Patentes. Atualmente dispõe de 38 patentes ativas.