facebook_pixelNovo sistema de isolamento termo-acústico de alto desempenho da CIN com características anti-sísmicas | Projectista
CIN

Novo sistema de isolamento termo-acústico de alto desempenho da CIN com características anti-sísmicas

Data de publicação

Isolareflex é a recente aposta em inovação da CIN que permite um maior conforto térmico e acústico, e maior robustez do que os sistemas existentes no mercado.

A CIN, líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, apresenta um sistema de isolamento térmico pelo exterior inovador, e patenteado, que permite uma maior eficiência energética dos edifícios face às soluções já disponíveis. O Isolareflex destaca-se ainda pelas suas características anti-sísmicas, uma vez que a elevada estabilidade do sistema possibilita a absorção dos movimentos que a estrutura possa sofrer, sem que ocorra a rotura do mesmo.

Liliana Leis Soares, Directora Adjunta de Marketing da CIN afirma que “o lançamento deste novo sistema espelha o ADN inovador da CIN e a contínua vontade de antecipar as necessidades do sector. O Isolareflex é único no mercado e responde a um conjunto alargado de questões que possibilitam materializar a nossa missão, a qual passa por aumentar o conforto de todos os edifícios.”

O sistema utiliza elementos pré-fabricados, prontos a instalar, sendo composto por placas de cimento aligeirado fibrado ancoradas sobre uma estrutura de suporte de aço revestido com zinco-magnésio, com interposição de camada simples ou dupla da manta termo-reflectora de alumínio e espaçado em caixa de ar simples ou dupla. A espessura total do sistema até ao revestimento decorativo pode variar de um mínimo de 9,6 cm a um máximo de 13,6 cm, com resultados obtidos de resistência térmica de R=2,90 m²K/W a R=4,40 m²K/W. 

Em termos estéticos, e para obtenção do mesmo desempenho térmico, o novo sistema de isolamento térmico da CIN usa uma espessura reduzida comparativamente com outros isolantes. A espessura de 9,6 cm do sistema Isolareflex corresponde a 15 cm de espessura do isolante EPS.

Por outro lado a excelente elasticidade e o baixo coeficiente de dilatação térmica da placa de cimento aligeirado fibrado, fazem com que o sistema não fique sujeito a tensões térmicas que podem causar variações na cor, permitindo a utilização de um amplo leque cromático, incluindo as cores mais escuras/intensas.

Esta nova solução da CIN é ainda dotada com requisitos e capacidade que contribuem para o conforto acústico e para o aumento da resistência ao sismo. A ancoragem mecânica faz com que o sistema seja colaborativo com a estrutura do edifício, sendo este conjunto de fixações que asseguram a estabilidade, evitando o seu colapso.

O sistema Isolareflex é uma solução de isolamento pelo exterior que assegura um excelente desempenho térmico tanto durante o Verão, através da reflexão do calor para o exterior, como durante o Inverno, mantendo o calor no interior. Isolareflex contraria a passagem de calor, não só pela tradicional redução da condutibilidade térmica, mas também, e, sobretudo, por radiação térmica graças à reduzida emissividade do isolamento termo-reflector de alumínio (ε=0,02), permitindo reflectir até 98% do calor, garantindo um elevado conforto no interior das habitações.

André Pereira, Gestor de Produto da CIN, revela que “o Isolareflex eleva todos os padrões de qualidade referentes a um sistema de isolamento térmico, enquadrando questões estéticas e técnicas, presentes em factores como a possibilidade de instalar em condições climáticas adversas (baixas temperaturas e elevada humidade), a utilização de espessura reduzida do sistema para obtenção do mesmo desempenho térmico comparativamente com outros isolantes, correcção de defeitos de planimetria, a elevada resistência a choques, a adequação em suportes mais difíceis – como possibilidade de instalar directamente sobre revestimentos cerâmicos -, a ausência de condensação intersticial ou a elevada resistência à fissuração e rachaduras.” André Pereira reforça que “a integração de tantos pontos complexos num só sistema posicionam a CIN como a marca detentora de um sistema de isolamento térmico incomparável no seu mercado”.

Distinguido com uma Avaliação Técnica Europeia – ETA -, o sistema Isolareflex obteve alto desempenho, tendo garantido uma durabilidade estimada de, pelo menos, 25 anos. 

O sistema Isolareflex foi testado no Istituto per le Tecnologie della Costruzione (ITC) do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) que certificou o seu desempenho térmico e estrutural. O sistema cumpriu todos os ensaios obtendo a Avaliação Técnica Europeia (ETA) em conformidade com o previsto na EAD 090119-00-0404. O Certificação ETA é um documento europeu, emitido pela EOTA (European Organisation for Technical Assessment), que garante que o sistema foi concebido, instalado e testado de acordo com as orientações da EAD. O sistema Isolareflex também possui marcação CE, cumpre com os Critérios Ambientais Mínimos (CAM) e foi submetido a diversos ensaios laboratoriais para a sua avaliação do ponto de vista térmico, mecânico e de durabilidade, onde destacamos: ensaio sísmico, reacção ao fogo, absorção de água por capilaridade, resistência ao impacto, resistência ao desenvolvimento de fungos e bactérias, ensaio electromagnético e ensaio acústico.