facebook_pixelModula: A Revolução que chegou ao Mundo das Instalações Elétricas | Projectista
Morgado & Ca

Modula: A Revolução que chegou ao Mundo das Instalações Elétricas

Data de publicação

A iluminação de emergência é um sistema que funciona paralelamente à iluminação normal e que visa garantir a evacuação de pessoas em segurança dos edifícios e áreas externas quando haja uma falha de energia motivada por uma situação de perigo. É composta por luminárias concebidas para esse efeito, cuja fonte de energia provém de sistemas autónomos como baterias ou geradores e são projetadas para atuar automaticamente caso ocorra uma emergência. A manutenção adequada desses sistemas é crucial para garantir a operacionalidade das luminárias e assegurar o seu estado de prontidão.

A iluminação de emergência está em todo o tipo de edifícios, como prédios comerciais, residenciais, hospitais, escolas, shoppings, entre outros, e também em áreas externas, como estacionamentos e caminhos de evacuação. 

É regulamentada por normas de forma a garantir que os edifícios estejam em conformidade com as medidas de segurança e proteção em caso de incêndio.

A instalação e manutenção das luminárias implica um elevadíssimo grau de responsabilidade devendo seguir um adequado projeto que respeite todos pontos normativos, deve também implementar um plano de manutenção e registo do estado de toda a instalação que zele pelo seu correto funcionamento sempre que o sistema seja chamado a atuar. 

Mas para tudo existe uma solução!

A Morgado & Ca apresenta a PRATICA MODULA, a mais moderna série de luminárias cuja montagem assenta numa caixa de derivação que permite reduzir o tempo de instalação em 50% e quando ligada à plataforma Nube permite controlar o estado das luminárias de todo o edifício a partir do seu computador ou dispositivo móvel!

Modula: a Luminária que veio para fazer a diferença

Sim, é verdade!

No passado dia 23 de março de 2023, chegou a Portugal a mais recente novidade da Beghelli que vai permitir revolucionar a iluminação de emergência e o mundo das instalações elétricas. 

A solução combinada da luminária PRATICA MODULA permite ir ao encontro dos requisitos da arquitetura através do seu design simples e elegante, o projeto de engenharia será rápido e versátil de elaborar, também constitui uma mais-valia para os instaladores, pois a facilidade de instalação e parametrização é absolutamente inovadora, por fim, facilita a tarefa de manutenção global da instalação e das luminárias através das plataformas de gestão.

Como surge o nome “Modula”

Dito de uma forma simples, o seu nome alude à “modularidade” e por conseguinte, a uma maior facilidade de instalação. É um projeto de design inovador, nascido do desejo de criar uma luminária polivalente e versátil desde a sua instalação até à manutenção.

Mas, do que se trata este “Ovo de Colombo Quadrado?”.

A base das luminárias PRATICA MODULA começa precisamente pela sua inovadora “Caixa de derivação Easy-Box Beghelli” o sistema de instalação onde tudo se passa dentro de uma única peça!

Esta caixa é composta por duas partes distintas, uma caixa alta e uma caixa baixa, que se complementam, quando colocadas em simultâneo criam uma caixa de derivação completa. A segunda metade da EASYBOX que não for instalada, pode ser utilizada como proteção de pessoas e da instalação até à entrada definitiva da luminária.

No interior, as caixas são compostas por diversos espaços que permitem a colocação de módulos de comunicação, ligadores, bateria auxiliar, bolha de nível e permitem a repicagem dos cabos de instalação de forma segura e simples tornando-a mais limpa.

A instalação e montagem da PRÁTICA MODULA é feita sem necessidade de abertura da luminária, a bateria vem montada no interior e já ligada, todos os ajustes estão acessíveis na traseira da luminária, as ligações são feitas no ligador da EASY-BOX.

Nos sistemas mais avançados, os módulos de expansão e a bateria suplementar, caso sejam instalados, serão conectados nos ligadores traseiros, ficando posteriormente alojados dentro do espaço da EASY-BOX.

PRATICA MODULA? CLARO QUE SIM! 

A gama PRATICA MODULA foi concebida para ser compatível com todos os sistemas de funcionamento e controlo da Beghelli, para blocos autónomos existem os sistemas, Tradicional (TR), Autoteste (AT) e Centralteste (CT), como sistemas baseados em fontes centrais de baterias, existe o sistema Centralsystem, (CTS) 

A gama PRATICA MODULA é composta por 3 modelos

A PRATICA MODULA EASY apresenta-se como o modelo de entrada de gama e caracteriza-se por uma luminária que serve de base aos restantes modelos e que cumpre com elevado desempenho os requisitos mais básicos, está disponível no sistema Tradicional e não permite a adição de módulos de expansão nem de uma bateria suplementar.

A PRATICA MODULA é o modelo central da gama, sendo fornecida de origem com alguns acessórios estéticos e de instalação que permitem uma montagem mais abrangente e com requisitos mais alargados. Possui uma lente RTI de difusão de luz que a torna altamente diferenciadora, pois proporciona um grau de encandeamento quase inexistente, neste modelo estão disponíveis todos os sistemas de funcionamento da Beghelli, para além de possibilidade de utilização de todos os acessórios opcionais disponíveis, em resumo, as possibilidades de aplicação deste modelo são infinitas.

Por fim, a PRATICA MODULA MATRIX consiste num modelo muito específico e para uma aplicação intensiva em termos de requisitos de luz, possui 24 lente RTI com diferentes ângulos de abertura que são utilizadas em combinação para proporcionar uma iluminação de evacuação em grandes espaços como sejam instalações industriais. O modelo está disponível no sistema Centralteste e fontes centrais de bateria. 

No compartimento traseiro de qualquer um dos modelos da PRATICA MODULA pode ser efetuada toda a parametrização necessária, incluindo o ajuste da autonomia 1h/3h de forma direta ou 1h/1,5h/2h/3h/8h através da APP B.Connect e configuração do modo de funcionamento em emergência, (bloco mantido ou não mantido). Esta conceção permite a instalação da luminária sem ter de a abrir para que seja feito qualquer tipo de ação.

A variedade de acessórios que complementa a gama PRATICA MODULA é muito vasta, abrangendo quase todas as formas de instalação e aplicações. 

Um dos acessórios com maior impacto no funcionamento da luminária é a bateria auxiliar “Battery Booster”, podemos recorrer a ela para aumentar o fluxo luminoso da luminária em mais de 50% ou mantendo o fluxo incrementar a autonomia, mas ainda vai mais além, pois graças ao sistema de diagnóstico da luminária no caso de um mau funcionamento da bateria principal, a auxiliar será utilizada como fonte de energia, servindo desta forma de redundância à bateria principal.

Ter uma caixa de derivação que facilita a montagem e reduz o tempo despendido em 50% e a esta caixa poder acoplar uma luminária inovadora, prática e modular é fantástico, mas poder expandir o sistema para a IoT é “fora da caixa”.

É possível ligar diferentes "módulos" que permitem expandir o sistema Centralteste (CT) para uma App, a B.Connect ou ainda mais completo, à plataforma “Nube” e dessa forma termos na palma da nossa mão ou ao alcance de um clique todo o controlo e monitorização do sistema que temos instalado. 

A PRATICA MODULA é, em suma, uma solução adequada para todo o tipo de espaços, todo o tipo de instalações comuns e aplicações, serve tanto para o setor industrial como para o terciário, facilitando a instalação e utilização em ambos os panoramas.

Gostaria de saber mais detalhes sobre esta “Luminária fora da caixa”? A Morgado & CA tem para si todos os detalhes sobre a Modula da Beghelli. Poderá saber mais através do nosso catálogo de 2023, bem como através do vídeo que mostra as suas características

Morgado & CA, um parceiro na expansão do seu negócio.