facebook_pixelMilan Design Week é palco para apresentação de novas peças de cortiça de Gisela Simas | Projectista

Milan Design Week é palco para apresentação de novas peças de cortiça de Gisela Simas

Data de publicação
  • Designer brasileira lidera o estúdio Original Practice Design, em Londres
  • Parceria com a Corticeira Amorim e com a Época viabiliza a apresentação em cortiça das peças Congonhas Lamp e Dora Coffee Table
  • Rio+Design Milão 2018 é o nome da exposição que, em pleno Salão do Móvel de Milão, apresentará uma mostra alargada de mais de 60 designers brasileiros, integrado no evento Be Brasil
Stand Rio Design Brasile,per il salone del Designe del Mobile, Week Design in Via Maroncelli, 14, nella foto Gisela Simas presenta il tavolo Dora

A designer brasileira Gisela Simas concebeu dois novos objetos de mobiliário em cortiça, que serão lançados na prestigiada Milan Design Week, entre 17 a 22 de Abril, no âmbito da mostra Rio+Design, promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e que vai integrar o evento Be Brasil, organizado pela Apex-Brasil.

A nova linha, que junta uma mesa de café e um candeeiro, nasceu da inspiração de uma asa de um Boeing 737-800 e foi criada para transmitir uma sensação de movimento contínuo.

A apresentação destas duas peças naquele que é um dos mais importantes eventos de design do mundo marca o início de uma parceria entre o estúdio Original Practical Design Limited (OPD) e a Corticeira Amorim, que tem apoiado a designer no desenvolvimento das novas peças em cortiça.

Para Gisela Simas, cujo trabalho tem sido feito até ao momento essencialmente em torno da madeira, a utilização de uma nova matéria-prima na criação de móveis e objetos de design tem um grande significado: “Os materiais sustentáveis são o futuro. A cortiça, além de ter essa característica, possui ainda uma cor maravilhosa e um toque natural. As minhas peças espelham a minha perspetiva do design, que tem de ser de grande qualidade e recorrer a materiais que respeitem o ambiente, com o apoio das mais recentes tecnologias de produção.”

Stand Rio Design Brasile,per il salone del Designe del Mobile, Week Design in Via Maroncelli, 14, nella foto Gisela Simas presenta il tavolo Dora

O trabalho de Gisela Simas caracteriza-se pela funcionalidade, personalização e versatilidade, não sendo concebido a pensar na massificação das peças.

De linhas contemporâneas e feita a partir de cortiça e madeira, a mesa de café Dora apresenta uma construção inovadora, prática e muito original, transmitindo uma grande suavidade.

Por sua vez, fabricado manualmente em cortiça, o candeeiro Congonhas é uma peça imponente mas de extrema elegante, que está disponível em três tamanhos diferentes.

Ambas as peças foram produzidas em Portugal pela empresa de mobiliário Época, que tem Álvaro Siza Vieira e Philiph Stark no seu portfolio de clientes.

Mais informação sobre a Be Brasil:
Qualquer visitante da Semana de Design de Milão, que acontece na cidade italiana entre 17 e 22 de abril, que entrar no espaço brasileiro, localizado na via Maroncelli 14, fará uma viagem no tempo pelo design brasileiro: desde mestres modernistas como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Sérgio Rodrigues até os destaques contemporâneos de Gustavo Martini, Gisela Simas e Jader Almeida, entre outros tantos talentos. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a mostra Be Brasil será apresentada no Spazio Edit, expondo o trabalho de 65 designers e empresas brasileiros no principal evento de design e mobiliário do ano.

A exposição, durante a Semana do Design de Milão, reúne desde criações artesanais até produtos industrializados. A proposta é destacar os principais atributos competitivos do design brasileiro – criatividade, inovação e sustentabilidade – expondo móveis, candeeiros, cerâmicas e pedras ornamentais. Estarão contemplados no espaço brasileiro os segmentos de mobiliário, design de produto, objetos de decoração, iluminação e rochas ornamentais. Além disso, haverá uma mostra com destaques do Prémio Casa Vogue e dos melhores revestimentos brasileiros indicados a partir da seleção a ser realizada na Expo Revestir, principal evento do setor na América Latina que acontece em março, em São Paulo.

Be Brasil in Milano Design Week – Alimentando o mundo de corpo e alma

DATA: 17 a 22 de abril
LOCAL: Via Maroncelli, 14, Milão, Itália
HORA: 10h – 20h

www.corticeiraamorim.com