facebook_pixelIrmãos Campana desenvolvem projeto exclusivo em parceria com empresas portuguesas | Projectista

Irmãos Campana desenvolvem projeto exclusivo em parceria com empresas portuguesas

Data de publicação

A cortiça e o mobiliário nacional rumarão em breve para o Brasil pelas mãos do mais conceituado duo de designers brasileiros, Fernando e Humberto Campana, convidados a participar na programação da chancela Experimenta Portugal. A edição 2018, focada no tema Arte & Cultura, mantém a aposta nas afinidades criativas de portugueses e brasileiros e no redescobrimento mútuo.

Alicerçada no sucesso dos três anos anteriores, a iniciativa é organizada pelo Consulado Geral de Portugal em S. Paulo e conta este ano com a parceria da Corticeira Amorim, da empresa de mobiliário Epoca e da marca Capital Europeia do Móvel, promovida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

No âmbito deste projeto, os Irmãos Campana foram desafiados a reinventar e transformar materiais nobres característicos de Portugal. Selecionaram a cortiça e o mobiliário português que, apesar de ainda não terem explorado nos seus trabalhos, lhes despertavam imensa curiosidade.

“Portugal me conectou com minhas raízes, pois, até então, era um país distante para mim. A experiência da viagem foi surpreendente, pois trouxe à tona uma consciência de minha herança portuguesa”, revela Humberto Campana. “A cortiça sempre nos fascinou, não somente por ser um material ecológico, mas por sua leveza. A textura, a variedade de aplicações e isolamentos enriquecem as possibilidades de expressar, através deste material, novos conceitos e gestos”, adiciona Humberto.

O arranque deste projeto deu-se com uma visita de Humberto Campana a Portugal e juntou indústrias portuguesas de cortiça - a Corticeira Amorim - e de mobiliário - a Epoca, em parceria com o Município de Paços de Ferreira.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, o projeto também é um marco para o Concelho de Paços Ferreira, considerado um dos maiores centros comerciais de mobiliário da Europa, que aposta cada vez mais no crescimento internacional, que congrega cerca de 5.000 empresas, cujo volume de faturação supera a barreira de 1 bilião de euros anuais. “A visita do estúdio ao município e a parceria com a Corticeira Amorim, líder mundial no setor da cortiça e a mais internacional das empresas portuguesas, tendo em vista a realização de um projeto de promoção internacional da indústria do mobiliário da Capital Europeia do Móvel, é uma oportunidade para a internacionalização do Concelho e das empresas pacenses”, diz Humberto Brito.

Segundo Cristina Amorim, Administradora da Corticeira Amorim: “Ter a possibilidade de acompanhar os Irmãos Campana no que será o seu primeiro projeto em cortiça, é um privilégio para a Corticeira Amorim. Há muito tempo que apreciámos o trabalho e a linha criativa deste que consideramos ser um dos mais relevantes estúdios de design da atualidade mundial.”

Esta parceria culminará na apresentação de um projeto especial, em S. Paulo, em junho, no âmbito da Programação de homenagem ao Dia de Portugal.

campanas.com.br

www.amorim.com

www.epoca.pt