Consultório de acústica – Perguntas e respostas frequentes
O ruído em restaurantes
O PROBLEMA
P: Tenho um restaurante que faz muito eco quando está cheio… qual a solução?
R: Nos restaurantes o ruído gerado pelas vozes e talheres pode ser bastante incomodativo. Quanto mais clientes simultâneos se encontrarem no espaço, pior a sensação de desconforto para clientes e empregados. E depois existem fatores muito comuns que tendem a agravar o problema:
- os clientes quando não se ouvem tendem a falar mais alto, o que não ajuda
- grande parte dos restaurantes usa agora tetos falsos de pladur para melhorar o isolamento acústico (som de dentro para fora do espaço), mas que aumenta a reflexão de som (superfície não porosa) e a sensação de eco
- predominância de vidros, chão cerâmico e nalguns casos azulejos, são elementos refletores que amplificam o ruído
- ausência de elementos que contribuam para a absorção acústica como por exemplo mobiliário em madeira maciça, cortinas acústicas, entre outros.
A SOLUÇÃO
O ruído no restaurante sendo composto maioritariamente pelas vozes e talheres, situa-se na gama das médias-altas frequências que tipicamente sobem direto ao teto, refletem no teto e de seguida descem. Caso não encontrem nenhum elemento de absorção, continuam a sua trajetória criando o efeito de eco (reverberação).
A solução passa então pela colocação de painéis acústicos Smartfox de elevado desempenho no teto, que aumentam a absorção do som logo nas primeiras reflexões, tornando o espaço mais confortável, equilibrado e sem eco.
O ruído em escritórios
O PROBLEMA
P: Tenho um escritório em openspace e quando temos mais colaboradores torna-se muito desconfortável e difícil de nos concentrar-mos. Também usamos uma sala de reuniões onde fazemos reuniões e conference calls e é muito difícil de nos conseguirmos ouvir e entender. Como podemos minimizar este problema?
R: Os open-spaces estão na moda, bem como as salas de reunião em vidro. Procura-se hoje cada vez mais um estilo minimalista e “clean” que tem os seus desafios próprios.
A SOLUÇÃO
Tanto para os openspaces como para as salas de reunião, a solução passa pelos painéis acústicos de teto de elevado desempenho da Smartfox Acoustics. No caso dos openspaces, os painéis devem ser distribuídos pelo teto, com especial incidência nas zonas onde temos ilhas de trabalho (sobre as secretárias).
No caso das salas de reuniões devemos usar painéis acústicos de teto e complementar com painéis de parede. O mesmo se aplica a gabinetes individuais.
O ruído em espaços de atendimento público
O PROBLEMA
P: Temos um gabinete de atendimento público com vários pontos, que atende vários clientes diariamente. O ruído chega a ser tanto que temos muita dificuldade em ouvir o cliente que está sentado à nossa frente, para além de que chegamos frequentemente ao final do dia cansados e com dores de cabeça. Como podemos melhorar o isolamento?
R: Na realidade não é um problema de isolamento, mas antes de tratamento acústico. Os espaços de atendimento público, assim como os espaços de eventos, concentram tipicamente grandes volumes de pessoas. O ruído gerado pelos grupos tende a ser bastante pronunciado e desconfortável, tornando difícil e por vezes impossível ter uma conversa. Este problema é agravado pela existência de sistemas de som.
A SOLUÇÃO
O princípio acaba por ser semelhante aos casos anteriormente apresentados. Temos de nos concentrar em aumentar a absorção do espaço e reduzir o efeito de eco. A forma simples e rápida de o fazer é com os painéis acústicos de teto da Smartfox. Com apenas alguns painéis de elevado desempenho distribuídos estrategicamente, conseguimos controlar a acústica do espaço. Estes painéis são rápidos e fáceis de instalar e têm a vantagem adicional que podem ser removidos facilmente em qualquer altura, e deslocados para outro local, acompanhando assim as necessidades específicas do negócio em termos de configuração de espaço. Podem ser personalizados com diversas cores e imagens, e estão disponíveis em dois tamanhos base 120x60cm e 60x60cm e podem ser disponibilizados em dimensões à medida no âmbito de projetos especiais.