facebook_pixelConstruir com painéis de lã de rocha da ISOPAN: mais proteção contra o fogo e melhor isolamento acústico | Projectista
Isopan

Construir com painéis de lã de rocha da ISOPAN: mais proteção contra o fogo e melhor isolamento acústico

Data de publicação

Com o objetivo de oferecer soluções que melhorem a proteção dos edifícios contra o fogo e as performances acústicas dos mesmos, a empresa ISOPAN, especializada no fabrico de painéis sandwich isolantes para coberturas e fachadas, também fabrica agora os seus painéis com núcleo isolante em lã de rocha, com a fiabilidade de cumprirem a normativa vigente.

A lã de rocha é um material isolante reciclável com um alto nível de eficiência energética. Isto faz com que, primeiro, permita que no interior do edifício onde é instalada, seja alcançado um ótimo conforto térmico, reduzindo o consumo em refrigeração e aquecimento. Em segundo lugar, é um material de construção com boa reação e proteção ao fogo, dado que oferece resistência e abranda a sua propagação para ganhar tempo em caso de evacuação de pessoas de um edifício em chamas. E finalmente, a estas altas prestações, junta-se o conforto acústico. Os painéis sandwich da ISOPAN proporcionam um nível de isolamento acústico de até 36dB, e inclusive até 53dB com sistemas de painéis combinados. Deste modo, consegue-se que o som interior não se propague para o exterior e vice-versa.

Os painéis sandwich de lã de rocha da ISOPAN cumprem a normativa e legislação vigentes em matéria de fogo e isolamento acústico. De facto, foram submetidos a diferentes testes em laboratório que permitem certificar as prestações acústicas e de reação ao fogo EI e REI de cada uma das soluções da ISOPAN. Esta aposta foi também aprovada pela ISOPAN IBÉRICA por ser neste momento uma empresa associada da Cepreven, uma empresa sem fins lucrativos que promove a prevenção e proteção de riscos contra o fogo.

Como medida adicional e com a finalidade de poder garantir o resultado obtido nos ensaios de cada um dos certificados da ISOPAN, a empresa desenvolveu manuais onde é especificado como cumprir o mínimo de normas básicas no processo de montagem de cada um dos painéis das diferentes gamas de produtos que são oferecidos em lã mineral, aplicando-se o mesmo ao processo de montagem na obra e no laboratório. Todos os certificados e diretrizes de montagem estão disponíveis na sua página web para descarregar e anexar a qualquer tipo de documentação do projeto.