Bombas de Calor de Água Quente Sanitária (AQS) – uma escolha inteligente
As bombas de calor de AQS Vulcano são um produto de destaque por vários motivos, entre as quais, a alta eficiência, flexibilidade de integração e/ou combinação com outros sistemas, permitindo uma poupança energética considerável.
Uma Bomba de calor – BC – é uma máquina termodinâmica que promove a transferência de energia de um determinado local para outro, classificando-se em diferentes tipologias consoante o meio no qual absorvem e dissipam o calor. Neste artigo vamo-nos focar nas BC Ar-Água, ou seja, em unidades que absorvem energia do ar ambiente e a transferem para um depósito de água quente, designadamente do tipo monobloco.
Esta transferência de calor é possível porque no circuito interno da BC, circula um fluido frigorígeno de características bem conhecidas, que permite a evaporação dentro de uma determinada gama de temperaturas para absorção de energia do ar ambiente, e sua posterior condensação num determinando sistema de permuta para cedência dessa energia para a água.
Este tipo de aparelhos para AQS, são uma solução chave na mão que oferece vários benefícios ao cliente, entre eles:
Ecologia – acima de tudo porque faz utilização da energia contida no ar ambiente para produção de AQS e porque utiliza o gás R-513A que é uma mistura HFC+HFO que não danifica a camada de ozono (ODP=0). Possui classificação de segurança A1, isto é, não é toxico nem inflamável e possui um PAG de 631 que é cerca de 56% inferior a outros gases equivalentes em uso no mercado neste tipo de equipamentos.
Economia – esta solução de AQS possui um baixo consumo elétrico, equivalente a um frigorifico e consegue transformar a energia proveniente do ar ambiente (gratuita) em energia térmica. Os elevados valores de COP (coeficiente de performance) e o elevado ȠwH (rendimento do aparelho) atestam os altos indicies de eficiência do aparelho.
Eficiência – as soluções da Vulcano permitem uma alta capacidade de armazenamento (variável de referência V40), resultando, portanto, numa maior disponibilidade de AQS.
A construção do tanque com isolamento em poliuretano, associada à possibilidade de combinação com solar térmico e fotovoltaico permite não só minimizar as perdas térmicas, como ainda pode servir como uma bateria de energia térmica armazenando maior temperatura.
Em modo de resumo, destacamos alguns dos benefícios para o cliente:
1) Ampla gama de operação: trabalha com temperatura ambiente de -10ºC a +43ºC, ou seja, é minimizada a necessidade de recorrer à resistência elétrica para apoio e garantia de AQS, mesmo nos dias mais quentes;
2) Alta capacidade de armazenamento de AQS: até 65ºC em modo bomba de calor, até 75ºC em modo elétrico e até 80ºC se combinado com solar térmico;
3) Alta eficiência: a combinação com solar fotovoltaico pode tornar possível a produção de AQS até 65ºC de modo 100% gratuito. A combinação com solar térmico permite ainda acumular mais energia nas horas de maior produção para consumo em horário noturno.
4) Flexibilidade de instalação: dependendo das condições do local, pode ser instalada com ou sem condutas de ventilação, para a renovação e desumidificação de ar. A operação com admissão de ar interior / exterior em função das necessidades de conforto permite aproveitar o calor residual do espaço;
5) Versatilidade na combinação com outros sistemas: Esta BC permite a integração em soluções híbridas, na renovação / substituição de tanques indiretos com sistema de caldeira de qualquer tipo existente na habitação, ou em nova construção como solução de acumulação para o solar térmico;
A norma aplicável a estes equipamentos é a EN16147 que determina os critérios de testes e declaração dos dados. Os valores apresentados possuem sempre a indicação da condição de teste considerada para efeitos de comparação. Por exemplo, a indicação A20/W55 significa que o aparelho operou com temperatura constante de ar a 20ºC (A20) e efetuou aquecimento de água até aos 55ºC (W55).
Observando os dados, fica bem evidente o benefício de uma máquina que consegue realizar e entregar 4 vezes mais energia do que aquela que consome. É o caso da condição de A20W55, na qual se obtém um COP de 3.9, isto é, com um consumo elétrico de ≈ 400W, consegue-se entregar + de 1600 W de energia térmica. Por outras palavras, podemos referir que a cada 4 banhos, 3 são gratuitos.
Outro dado relevante obtido desta tabela é o facto de que, considerando uma família com hábitos de consumo de 4 banhos, com duração média de 10 minutos, e caudal de água de 6l/min (num total de 240L), mesmo o equipamento de 200L garante essas necessidades de água quente a 40ºC.
Por fim, temos a destacar ainda o visor de grandes dimensões que apresenta toda a informação relevante e permite uma interface fácil para efetuar ajustes, programações e configurações para adaptar o aparelho ao tipo de instalação. As várias configurações permitem programar de forma manual ou automática o horário de funcionamento, a temperatura de uso entre outras funções adaptando-se às diferentes necessidades, e proporcionando toda a inovação da tecnologia ao serviço do consumidor.
O Instituto de Formação Vulcano, com centros de formação em Aveiro e Lisboa, criado com o objetivo de disponibilizar formação continua e certificação de profissionais em todas as áreas de negócio, complementa a aposta da Vulcano de apoiar os profissionais das equipas de projeto, vendas, instalação ou pós-venda como contributo ao bem-estar da nossa sociedade.
Carlos Lourenço - Formação e Suporte Técnico Vulcano