facebook_pixelA TK Elevator lança o EOX para responder à necessidade urgente de melhorar a sustentabilidade dos edifícios | Projectista
TK Elevator

A TK Elevator lança o EOX para responder à necessidade urgente de melhorar a sustentabilidade dos edifícios

Data de publicação

EOX, o novo elevador da TK Elevator é nativamente digital e permite a poupança de energia

Produzido com 100% de electricidade verde, requer até 28% menos energia para funcionar graças à tecnologia de propulsão regenerativa, um novo modo ecológico, e com um design optimizado em termos de peso.

Desenvolvida em conjunto com tecnologia da Microsoft e NVIDIA, a EOX transforma o elevador diário num dispositivo digital, tão facilmente actualizado como um smartphone

A TK Elevator apresenta o novo EOX, um elevador nativamente digital que proporciona uma maior eficiência energética e uma melhor experiência de utilização. Embora tanto a sustentabilidade como as características digitais de vanguarda tenham sido um padrão para soluções de mobilidade para edifícios médios e altos, o EOX representa uma mudança proporcionando estes benefícios directamente aos arquitectos, proprietários e passageiros de edifícios residenciais mais pequenos, que são essenciais para a paisagem urbana em contínua expansão.

Alimentado pela cloud da Microsoft, bem como pela computação acelerada de alto desempenho da NVIDIA, o EOX tem a capacidade incorporada de evoluir com as necessidades dos clientes. Todos os componentes necessários para a expansão digital já estão incluídos desde o primeiro dia, minimizando as visitas ao local necessárias para futuros melhoramentos. Entretanto, à semelhança das bicicletas e trotinetes eléctricas partilhadas, os passageiros já se podem ligar ao EOX com o seu dispositivo móvel, desfrutar de conteúdo dinâmico num ecrã multimédia incorporado na cabine, e beneficiar de um tempo de funcionamento melhorado como resultado de características de manutenção inteligente.

"Para a TK Elevator, o EOX representa uma mudança no valor que trazemos aos nossos clientes entregando a promessa de sustentabilidade e digitalização aos elevadores mais essenciais", diz Inge Delobelle, CEO da TK Elevator na Europa e África. "Dada a crescente necessidade de soluções sustentáveis em todas as áreas de urbanização, o EOX representa uma grande contribuição para os edifícios residenciais que constituem a grande maioria das estruturas urbanas”.

Ecologicamente sustentável

O EOX apresenta tecnologia de tracção por correia de baixo consumo, características optimizadas de poupança de energia, tais como um modo ecológico que aprende e se ajusta aos padrões de tráfego, e uma tracção regenerativa que alimenta a energia de volta ao edifício. O seu peso mais leve contribui para uma menor pegada de carbono já que será necessário menos combustível para o transporte até aos locais do cliente, resultando numa redução superior a 10% nas emissões de CO2 em média. Além disso, exigirá até 28% menos energia para mover o elevador no poço.

É fabricado nas fábricas europeias da TK Elevator que funcionam com electricidade 100% renovável, alcançando desta forma uma classificação de eficiência energética de Classe A. Um painel de controlo no portal do cliente proporciona uma transparência completa sobre o consumo e poupança de energia do elevador numa base diária, mensal e anual.

Nativamente digital

Com o EOX, o digital não é um suplemento; é um padrão. Cada elevador vem com um conjunto abrangente de características digitais e acesso, com um clique, às opções avançadas através de um portal do cliente.

Funcionalidades padrão

  • Actualizações de software para componentes digitais
  • Activação remota de subscrições de opções avançadas
  • AGILE Mobile, para chamar na cabine do elevador a partir de um smartphone
  • Ecrã multimédia com widgets de info-entretenimento
  • Sistema de emergência digital com marcador de celular VoIP, possibilitado para a futura introdução de. comunicação por vídeo e chat
  • Sensor óptico na cabina para maior segurança dos passageiros e um acelerómetro para monitorização dos movimentos da cabina e das portas para evitar avarias
  • Ver o desempenho e estado do elevador em tempo real
  • Definir notificações e alertas críticos para gestores de edifícios

Opções avançadas:

  • Monitorizar e controlar elevadores, por exemplo, para restringir o acesso a determinados pisos em caso de obras de construção ou renovação em curso
  • Ligação de Interfaces de Programação de Aplicações (API) a outras aplicações, por exemplo ao software de gestão de edifícios existente
  • A gama completa de serviços de manutenção inteligente e preditiva da TK Elevator
  • Capacidade para intervenções à distância
  • Personalização do conteúdo e do écran multimédia

Para assegurar que o novo EOX estava dentro dos padrões mais elevados, a TK Elevator colaborou com a Microsoft e a NVIDIA para a infra-estrutura da nuvem e o núcleo do processador,respectivamente.

"A Microsoft e a TK Elevator partilham um profundo compromisso para moldar um futuro mais sustentável através da inovação. Construído em torno dos serviços de computação em nuvem Azure, o EOX ajuda os urbanistas, arquitectos e proprietários de edifícios a poupar energia, a impulsionar a eficiência e a melhorar a segurança dos passageiros. Aguardo com expectativa a nossa parceria contínua no desenvolvimento de tecnologia que ajude as empresas a avançar com os seus objectivos de sustentabilidade, ao mesmo tempo que desbloqueia novos valores", diz Çağlayan Arkan, Vice-Presidente, Líder Global, Produção e Cadeia de Fornecimento, Microsoft.

"Estamos a trazer a nossa poderosa plataforma informática de ponta, a NVIDIA Jetson Nano, para a nova EOX da TK Elevator", diz David Hogan, Vice-Presidente da EMEA Enterprise da NVIDIA. "Integrado no EOX, o Jetson Nano permite executar múltiplas redes neurais em paralelo, sendo que esta capacidade constitui a base de qualquer desenvolvimento futuro envolvendo Inteligência Artificial avançada".

Disponível agora

A partir de hoje, o EOX está disponível para clientes em toda a Europa. A melhoria dos processos de encomenda-entrega nas fábricas europeias da TK Elevator permitirá que a configuração confirmada do elevador de um cliente seja enviada directamente para a produção através de um sistema de encomenda sem contacto. Os processos optimizados de embalagem e pré-montagem também resultam numa redução até 50% do tempo necessário para a entrega e instalação do EOX, em comparação com as ofertas anteriores no segmento.