Implementada em Portugal pela Five Stars Consulting desde 2014, a edição nacional da metodologia Cinco Estrelas completa em 2024 a sua 10º edição.
Nestes 10 anos, todas as edições atingiram números superiores à edição anterior, em número de marcas avaliadas, de categorias formadas e de consumidores envolvidos.
Como sistema de avaliação, o Prémio Cinco Estrelas pretende identificar o que de melhor existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas, através de uma metodologia que avalias as principais características que influenciam os consumidores nas suas decisões de consumo. Por isso, para além de marcas, o Prémio Cinco Estrelas avalia também figuras públicas e órgãos de comunicação social, como influenciadores da opinião pública.
A equipa é multidisciplinar em áreas como comunicação, design, parcerias, administrativa e financeira, testes e estudos de mercado e sistemas de informação. As duas fundadoras, embora com formações académicas diferentes (Ana Lourenço, Gestão de empresas; Débora Silva, Comunicação Empresarial), acumulam uma vasta experiência em projetos de certificação de marcas, tendo sido responsáveis durante vários anos pela coordenação nacional (e em alguns casos internacional) de alguns projetos de certificação de marketing.