Workshop online sobre valorização das poupanças de água e energia nas escolhas dos consumidores
A Rede Europeia de Energia (European Energy Network, EnR), presidida pela ADENE - Agência para a Energia, realiza a 27 de setembro, às 11h30 o workshop online “Valorização das poupanças de água e energias nas escolhas dos consumidores”.
Este será o primeiro grande debate público a nível europeu e internacional sobre a etiquetagem de produtos utilizadores de água quanto à sua eficiência hídrica, e surge numa altura em que a escassez de água afeta Portugal e vários países europeus. O workshop da EnR pretende alertar para a importância da poupança e conservação dos recursos de água e energia, cada vez mais críticos no contexto da emergência climática e de instabilidade na segurança energética e hídrica.
O debate centrar-se-á em como a etiquetagem pode melhorar o desempenho ambiental dos equipamentos de uso da água nos edifícios residenciais (torneiras, chuveiros e outros), à semelhança do efeito que a etiqueta energética tem na redução de consumos energéticos dos eletrodomésticos.
Pela primeira vez a ADENE, através da EnR, junta num mesmo debate responsáveis e peritos da Comissão Europeia, da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido e também a BEUC, a mais importante associação Europeia de consumidores e a Unified Water Label da iniciativa voluntária europeia de etiquetagem da indústria.
O workshop que faz parte do programa parceiro da Semana Europeia da Energia Sustentável, é gratuito, mas requer inscrição através deste formulário.
No workshop serão apresentados os resultados preliminares do questionário realizado aos consumidores europeus, dinamizado pela Rede Europeia de Energia em parceria com agências de energia e diversas entidades europeias. No questionário, procura-se entender a atitude e conhecimento dos consumidores em relação aos sistemas de etiquetagem e como estes afetam a sua escolha de produtos. O questionário está disponível em 15 idiomas no website da Rede Europeia de Energia.
O workshop online “Valorização das poupanças de água e energias nas escolhas dos consumidores” pretende:
- Divulgar os resultados preliminares do primeiro questionário europeu aos consumidores especificamente em matéria de eficiência hídrica e energética deste tipo de produtos, e convidar um público mais amplo a participar.
- Destacar e valorizar a importância da combinação da eficiência hídrica e energética nos edifícios, explorando se a etiquetagem é bem aceite e compreendida pelos consumidores.
- Debater como a etiquetagem pode promover escolhas sustentáveis e ser a base para apoios financeiros e compras verdes.
- Fornecer informações úteis sobre o que os consumidores mais valorizam, contribuindo para a discussão em curso sobre a etiquetagem de torneiras e chuveiros na Comissão Europeia (CE) e as partes interessadas da indústria sobre a opção obrigatória através da etiqueta energética da UE versus a opção de acordo voluntário entre a indústria e a CE.
- Aprender com experiências anteriores e de longo prazo com sistemas de etiquetagem, como o WELS na Austrália e o Water Sense nos EUA.
- Consciencializar sobre o nexus água-energia, especificamente no setor de equipamentos sanitários, salientando o elevado potencial de poupança combinado de água e energia com a aplicação de medidas de melhoria, tipicamente com baixo investimento.
- Debater a relevância da etiquetagem de eficiência hídrica e energética face a abordagens separadas.
- Destacar as principais áreas de inovação e investigação em curso, identificando lacunas e questões futuras a perseguir, nomeadamente no que diz respeito à motivação dos consumidores e potenciais esquemas de incentivos.
- Compreender como os produtos europeus etiquetados podem ser valorizados por mercados importadores com escassez de água (por exemplo, países mediterrânicos).