facebook_pixelWaterGEMS ® CONNECT Edition | Projectista
Bentley

WaterGEMS ® CONNECT Edition

Data de publicação

Modelação e Gestão de Redes de Distribuição de Água

WaterGEMS é um software de modelação hidráulica para sistemas de distribuição de água, construção de modelos geoespaciais, otimização e ferramentas de gestão de ativos.

De análises multicenários a análises da concentração de componentes, consumo de energia e simulação conectado com SCADA em tempo real, o WaterGEMS oferece um ambiente fácil de utilização para analise, projeto e gestão de sistemas de distribuição de água.

Construção de Modelos Dinâmicos

Os utilizadores podem aproveitar os dados geoespaciais, projetos CAD, banco de dados e folhas de cálculo para o processo de construção de modelos. O WaterGEMS oferece conexões sincronizadas a bases de dados, links geoespaciais e módulos de construção avançada de modelos que se conectam com quase todos os formatos de dados digitais. 

Inclui os módulos LoadBuilder e TRex que ajudam os utilizadores a importarem os consumos e cotas com base em dados geoespaciais encontrados em shapefiles, bases de dados geográficas, vários tipos de MDTs e até em desenhos CAD 3D. Estes módulos ajudam os engenheiros a evitar os potenciais erros de inserção manual. O WaterGEMS oferece ainda ferramentas de revisão de desenho e conectividade para garantir um modelo hidraulicamente coerente. O módulo Skelebrator® permite a simplificação da rede, enquanto mantém a equivalência hidráulica para uma maior facilidade em outros estudos, por exemplo estudos de transientes.

Calibração, Design e Melhorias Operacionais 

O WaterGEMS inclui motores de algoritmos genéticos para otimização de calibração, pré-dimensionamento e otimização operacional de bombas:

  • O Darwin® Calibrator automaticamente ajusta certos parâmetros de calibração (rugosidade, consumos, estado de válvulas, perdas de água) de forma a que as medições efetuadas em campo sejam semelhantes aos resultados fornecidos pelo modelo hidráulico.
  • O módulo SCADAConnect® do WaterGEMS permite conectar dados de campo desde SCADA, criando um simulador do sistema em tempo real que representa de forma precisa as condições atuais do sistema.
  • O Darwin Designer permite um dimensionamento automático das condutas, tendo em conduta os custos de implantação e os requisitos de pressão e velocidade.
  • O Darwin Scheduler permite otimizar o tempo de funcionamento das bombas e estações elevatórias, com o objetivo de minimizar o uso ou custo de energia e simultaneamente garantir as condições necessárias de pressão, níveis no reservatório, entre outros parâmetros.

Integração com as plataformas:

  • Windows - uso fácil, acessibilidade e desempenho;
  • ArcGIS para a integração GIS, mapeamento temático e publicação;
  • MicroStation para projetos geoespaciais e ambientes de design de engenharia;
  • AutoCAD para elaboração e conceção em ambiente CAD