Visão estratégica da Daikin no mercado VRF: apresentação do sistema VRV CO2 na Europa
A Daikin, líder global de tecnologia de bombas de calor e VRV, acaba de anunciar a nova gama VRV com fluido frigorigéneo R-744 (CO2) para o mercado europeu. Depois de afirmar o abandono progressivo de HFC na UE, a Daikin, que sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de soluções destinadas a reduzir as emissões de carbono dos seus sistemas, partilha agora mais detalhes sobre a sua visão estratégica para o mercado de VRFs.
Diversos fluidos frigorigéneos para apoiar a transição para um futuro com zero emissões de carbono
"A descarbonização do setor da construção exige opções de fluidos frigorigéneos flexíveis, tendo em conta os diversos desafios de aplicação. Não existe uma solução única para todos os casos" declara Bernard Dehertogh, Diretor-geral Adjunto DX na Daikin Europe N.V. "A estratégia da Daikin consiste em selecionar o melhor fluido frigorigéneo para cada aplicação, equilibrando quatro fatores essenciais: segurança, eficiência energética, impacto ambiental e custo ao longo do ciclo de vida de um produto. A apresentação da primeira unidade VRV CO2 pela Daikin, além da gama VRV R32, reafirma o nosso compromisso para com a descarbonização dos edifícios comerciais."
VRV CO2, a solução de baixo GWP
A utilização de R-744 (CO2) apresenta várias vantagens. O CO2 é considerado um fluido frigorigéneo natural porque está naturalmente presente na atmosfera. O R-744 é classificado como não inflamável (A1), de acordo com a norma ISO817, e tem um valor de GWP de 1, ou seja, tem um potencial de aquecimento global muito baixo.
O sistema VRV CO2 inclui todas as vantagens típicas do VRV: é rápido e fácil de projetar e instalar, e contém opções de controlo do ambiente interior com um tempo de resposta rápido. Introduzir no mercado o sistema VRV CO2 com certificação Eurovent, assim como a cassete "round flow" de referência, representa um grande marco na transição para o futuro mercado de sistemas VRV/VRF na Europa.
"Ao adicionar o CO2 à ampla variedade de soluções VRV da Daikin, esta inovação diversifica as escolhas disponíveis no mercado e estabelece a base para mais desenvolvimentos", diz George Dimou, Gestor de Produto VRV na Daikin Europe N.V. "A solução foi concebida para iniciativas de descarbonização direcionadas em supermercados e lojas, focando-se em sistemas de aquecimento e arrefecimento que necessitam do utilizar fluidos frigorigéneos naturais". As unidades estarão disponíveis a partir de abril de 2025.
VRV – tecnologia comprovada de baixas emissões de carbono
Até agora, a tecnologia VRV contribuiu para poupar quantidades significativas de emissões de CO2 em comparação com quaisquer outras soluções de aquecimento a combustíveis fósseis. Com ambas as opções de fluido frigorigéneo, R-32 e CO2, a Daikin poderá abranger o maior número de soluções para a descarbonização de edifícios, consoante a prioridade dos critérios de seleção relacionados com eficiência, pegada, emissões de carbono ao longo do ciclo de vida, custo e GWP.
George Dimou afirma: "Estamos empenhados em desenvolver sistemas VRV que ofereçam a flexibilidade de escolha para qualquer tipo de edifício comercial, mantendo um foco claro na eficiência energética, GWP, legislação e tendências da construção. Este inovador sistema VRV CO2 é mais um passo para a oferta de soluções com um menor impacto climático ao longo de toda a vida útil. A partir de hoje, vamos formar e orientar a nossa rede para suportar a adoção desta nova tecnologia no âmbito da nossa gama de soluções. Queremos permitir que os intervenientes conheçam e se especializem em soluções preparadas para o futuro”.
Para obter mais informações sobre a revisão do Regulamento de F gás e sobre a visão da Daikin quanto a fluidos frigorigéneos, visite https://www.daikin.eu/en_us/press-releases/an-outlook-from-daikin-on-refrigerant-alternatives-in-europe.html