facebook_pixelVencedor do IAKS AWARDS 2017 | Projectista

Vencedor do IAKS AWARDS 2017

Data de publicação


Arena da Juventude / Vigliecca & Associados. Image © Leonardo Finotti

Pela primeira vez um escritório brasileiro recebeu o prêmio Gold no IAKS AWARDS 2017, principal premiação de arquitetura esportiva do mundo. Vigliecca & Associados venceu em duas categorias: Prêmio Gold para o projeto do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom na categoria “Melhor equipamento esportivo especializado do mundo 2016-2017” e Prêmio Silver (não houve Gold nesta categoria) para o projeto da Arena da Juventude na categoria “Melhor edificação esportiva e recreativa do mundo 2016-2017”. A Arena da Juventude ainda ganhou distinção especial do IPC (International Paralympic Committee) como projeto exemplar para a acessibilidade.

O IAKS AWARDS, realizado a cada dois anos na Alemanha, é a única premiação arquitetônica internacional apoiada e reconhecida pelo IOC (International Olympic Committee) e IPC (International Paralympic Committee).

A cerimônia de premiação ocorreu em novembro em Colônia, na Alemanha, em um evento de gala durante o congresso do IAKS, principal instituição do mundo para o fomento da qualidade dos projetos esportivos. Os projetos vencedores foram publicados na edição de novembro/dezembro da revista sbMagazine.


© Leonardo Finotti

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados
22 Basquete Feminino, Esgrima do Pentatlo Moderno e Esgrima em Cadeira de Rodas 106 m x 87 m x 20 m de altura; maior vão interno: 66,5m; altura interna: 17,75 m Capacidade total de público Assentos permanentes Assentos temporários Descrição enviada pela equipe de projeto.

A questão do legado é um dos pontos altos tanto no Estádio Olímpico de Canoagem Slalom quanto na Arena da Juventude, ambas instalações do Parque Olímpico de Deodoro localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Criados para a Rio-2016 e para legado, os projetos se destacam por inverterem o senso comum de se criar um edifício olímpico para legado, gerando um edifício para a comunidade de uso olímpico. Criar instalações que atendam a um evento de grande escala e que se tornem um legado acessível e efetivo para a comunidade é hoje o maior desafio da arquitetura em Jogos Olímpicos.

Este modo de pensar os equipamentos esportivos chamou a atenção do Comitê Olímpico Internacional, que considerou a forma de projetar o Estádio Olímpico de Canoagem Slalom e a Arena da Juventude um exemplo para o futuro, ao demonstrarem que equipamentos de elite podem ser inclusivos e ter custos operacionais baixos, atraindo diversas classes sociais para a prática esportiva.

via Divulgação Ministério do Esporte

Olimpíadas Rio 2016: Parque Olímpico de Deodoro Rio 2016 / Vigliecca & Associados
8 Ronald Werner (Master Plan/Arena da Juventude), Fernanda Trotti (Parque Radical), Kelly Bozzato (Centro Olímpico de Hóquei), Rafael Alcântara, Pedro Ichimaru (Hipismo e Readequações) Raul Pereira e Rulian Nociti Ana Luiza Galvão, André Ciampi, André Godinho, Angélica Larocca, Barbara Iseli, Carolina Passos, Cintia Marino, Dalmer Ordontis, Daniel Pizzocolo, Fabio Ucella,(...)

Alguns dos principais vencedores do prêmio Gold em edições anteriores foram Herzog &de Meuron (Estádio “Ninho de Pássaro”), Zaha Hadid (Ski Jump Innsbruck), Bernard Tschumi (Rouen Concert Hall, Zénith de Limoges) e SOM (Pavilhão Atlântico).

Gabinete:

VIGLIECCA & ASSOCIADOS