facebook_pixelVELUX apresenta nova geração de janelas zenitais na Casa Decor em Madrid | Projectista
VELUX

VELUX apresenta nova geração de janelas zenitais na Casa Decor em Madrid

Data de publicação

Gama inclui janelas zenitais com vidro curvo e plano que garantem até 52% mais de luz natural. Design pensado para “não se ver a janela, mas sim o céu”.

A VELUX, empresa líder de janelas de telhados, apresenta dois novos modelos dentro da nova geração de janelas zenitais. O design minimalista tem 88% de área envidraçada graças ao vidro até às extremidades, que facilita a entrada de até mais 52% de luz natural. Estas inovações permitem mais visibilidade do exterior e garantem até 30% de melhorias no que toca à eficiência energética.

Iluminação zenital

A iluminação zenital é uma técnica utilizada na arquitetura que permite a entrada de luz natural num determinado espaço através de aberturas de diferentes dimensões no topo de uma divisão. A iluminação zenital pode ser utilizada por razões estéticas ou em situações em que exista escassez de janelas.

Este tipo de iluminação tanto é recomendado para espaços de grandes dimensões como em divisões mais pequenas, como casas de banho, cozinhas ou corredores, quando há necessidade de criar pontos de luz natural.

Entre as principais vantagens, destacam-se a uniformização da incidência de luz natural por toda a divisão, a sensação de amplitude em áreas reduzidas, uma solução para garantir a ventilação natural e a redução do consumo de energia elétrica - dado que diminui a necessidade de utilização de luz artificial.

Design até ao extremo

Os novos modelos de janela zenital de vidro curvo (0°-15°) e vidro plano (2°-15°) contam com uma estrutura elegante e um caixilho invisível que oferecem a máxima luz natural e um design bonito no interior da casa mesmo com uma cortina instalada.

Disponíveis em mais dimensões do que anteriormente, têm a opção de vidro duplo e triplo, isolamento EPS ThermoTechnology™, unidades superiores de vidro temperado e uma elevada resistência a tentativas de roubo e condições atmosféricas adversas.

O modelo de vidro curvo inclui ainda a tecnologia CurveTech que permite que a água da chuva escorra facilmente para superfície mesmo em telhados com inclinação de 0°. 

"Google, abre as minhas janelas"

Uma janela já não é só uma janela, mas sim um elemento promotor de design, inovação e sustentabilidade dentro de portas. Com este princípio em mente, a marca tem apostado na componente tecnológica para contribuir para casas inteligentes, sendo que atualmente com a VELUX App Control é possível controlar as janelas utilizando o smartphone ou controlo por voz, ou automatizar completamente o clima interior com o VELUX ACTIVE with Netatmo (solução baseada em sensores que automatiza de forma inteligente a abertura, fecho e escurecimento das janelas de sótão VELUX).

"Perguntam-nos se se trata de uma janela ou uma cúpula. A resposta é simples, é uma janela com cúpula. Na cozinha, sala ou quarto não se vê uma janela, vê-se o céu. Para conseguir este design, eliminámos elementos no exterior, ocultámos ao máximo a instalação dos acessórios e aumentámos a superfície envidraçada com o objetivo de permitir uma maior entrada de luz natural, ventilação e melhor vista. Além disso, ambos os modelos podem ser fixos ou com uma variante elétrica, descartando a opção manual – sendo totalmente compatíveis com a nossa solução para casas inteligentes VELUX Active”, comenta Almudena López de Rego, arquiteta e diretora do escritório técnico da VELUX.

O modelo de janela com vidro curvo está disponível a partir de 799€ e com vidro plano desde 666€ e podem ser instalados para substituição de janelas de outras gerações ou clarabóias, reduzindo as perdas energéticas e aumentando o conforto no interior da casa. Podem também ser colocadas através da abertura de novos buracos para aumentar a luz natural (com uma disposição mais uniforme tendo em conta a orientação solar) e garantir uma ventilação mais efetiva graça ao efeito chaminé.

Ambas as soluções estão disponíveis em 10 tamanhos (desde 60x60cm até 200x100cm) e permitem uma instalação simples e discreta de cortinas (para ajustar a luz) ou toldos (para proteger do calor). Incluem também um motor integrado na moldura movido a energia solar para que possam ser controladas através de dispositivos móveis.

Almudena comenta que "recomendamos aos profissionais que prescrevam estes modelos e que aproveitem o momento da instalação para incorporar a nova geração de cortinas plissadas, de escurecimento e toldos exteriores, dependendo das necessidades da habitação.  Uma das novidades é que se podem agora instalar redes mosquiteiras. Se o cliente não quiser investir em tudo de uma só vez, todos os acessórios podem ser incorporados após a instalação assim como a motorização da janela se optou inicialmente por uma solução fixa.”

Por fim, para telhados entre 0°-15°, a nova geração fica completa com o modelo de janela com cúpula acrílica de design clássico e vidro duplo (como solução para janelas não visíveis do exterior) e o modelo de clarabóia translúcida sem envidraçamento e pensada para divisões ou edifícios desabitados (como armazéns, garagens, barracões ou edifícios industriais mais pequenos).

VELUX na Casa Decor

A Casa Decor foi o local escolhido para apresentar a nova geração de janelas zenitais.

Para além da apresentação, a VELUX participou no processo de melhoramento do restaurante da Casa Decor, onde colocou duas janelas, aumentando assim a luz natural do espaço e proporcionando um ambiente mais acolhedor.

A Casa Decor é um evento de excelência que se organiza em Madrid desde 1992, que junta as áreas de design de interiores, design, inovação, tendências e lifestyle. Com um conceito único, acontece anualmente durante seis semanas, num local diferente da capital. Um edifício icónico acolhe mais de cinquenta espaços, intervencionados por profissionais e marcas do setor. Os visitantes da Casa Decor conseguem assim ter acesso e contacto direto aos produtos, ampliando a sua perceção real.