facebook_pixelTendências em design de cozinhas para 2025 | Projectista
PUB
Teka

Tendências em design de cozinhas para 2025

Data de publicação

O final das festas e o começo da volta à rotina também significam voltar com energia renovada e repleto de ideias sobre tudo aquilo que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida. Nem tudo tem de ser nostalgia e lamentações. Por isso, realizar mudanças nos espaços mais queridos é essencial. Se, para além disso, está a pensar adquirir uma casa, como grande parte das pessoas, ou pelo menos a sonhar com essa possibilidade, como um número ainda maior, estas tendências em cozinhas para 2025 podem motivá-lo a dar um passo em frente na criação de um espaço personalizado, seja construído de raiz ou transformado gradualmente. Afinal, ambos os processos tornam uma casa num verdadeiro lar.

Cores na cozinha: adeus branco, bem-vindo preto

As cozinhas brancas perderam o protagonismo este ano, dando espaço a outras cores. O preto, que há muito tempo conquistou este espaço, não só ganha mais destaque como também se adapta a diferentes gostos através de acabamentos mate e cromados.

A tendência FullBlack na cozinha não se limita apenas a superfícies e móveis. Os eletrodomésticos também acompanham esta evolução, com designs simples mas que incorporam detalhes diferenciadores para quem procura sofisticação discreta.

Ambiente Cozinha FullBlack tendencia design

Materiais como o vidro e detalhes em aço inoxidável escuro criam uma sensação de elegância e modernidade, em perfeita harmonia com os restantes elementos da cozinha. Para além disso, a eficiência energética das novas gamas de eletrodomésticos torna-os não só mais sustentáveis no consumo, mas também mais duradouros, combinando perfeitamente funcionalidade e design.

Cozinhas invisíveis

As cozinhas invisíveis surgem como uma das grandes tendências para 2025, impulsionadas pelas dimensões cada vez mais reduzidas das habitações. Esta é uma excelente forma de otimizar o espaço e criar uma sensação de maior amplitude visual.

Cozinha e eletrodomésticos

Os puxadores integrados ou invisíveis assumem protagonismo, conferindo um design minimalista e limpo. Estes detalhes resultam em espaços mais organizados e funcionais, onde se eliminam elementos supérfluos sem comprometer a praticidade. Da mesma forma, os eletrodomésticos invisíveis integram-se subtilmente no ambiente, proporcionando um espaço não só para cozinhar, mas também para socializar e relaxar.

Eletrodomésticos integrados e ocultos

Os exaustores extraíveis são cada vez mais compactos e silenciosos, contribuindo para o ambiente harmonioso que caracteriza as cozinhas invisíveis. Estes novos modelos ocupam menos espaço e têm uma instalação simplificada, tornando-se uma excelente solução para quem, por razões de espaço, ainda não tinha considerado a aquisição de um exaustor. Outra opção inovadora é a integração do exaustor diretamente na placa de indução ou a gás, maximizando o espaço sem comprometer a eficiência.

Fornos, micro-ondas e máquinas de lavar loiça podem ser discretamente escondidos atrás de portas de armário, mantendo a coerência do design. Em alternativa, existem soluções que permitem integrar estes eletrodomésticos de forma subtil, adaptando-se às necessidades de cada pessoa.

Arrumacão onde menos espera

A necessidade de criar mais espaço de arrumação mantendo uma aparência organizada e funcional é outra tendência essencial para 2025. Aproveitar ao máximo cada canto da cozinha é possível através de soluções inteligentes, como gavetas ocultas, portas de correr e prateleiras deslizantes.

Materiais na cozinha

A combinação de múltiplos materiais é uma tendência forte para 2025. Desde pavimentos e paredes até superfícies de trabalho, a mistura de pedra, madeira e vidro está em alta, mesmo nas cozinhas mais minimalistas.

Eletrodomésticos com acabamentos em vidro são uma excelente opção para aderir a esta tendência, estando disponíveis em frigoríficos, fornos e micro-ondas. Estes materiais criam uma sensação de linhas limpas e sofisticadas, permitindo ainda uma maior personalização do espaço.

Se não for possível realizar uma renovação completa ou um grande investimento, pequenas modificações podem fazer toda a diferença. Inspire-se na combinação de texturas e considere dar uma nova cor à cozinha. Nem sempre são necessárias grandes reformas para transformar um espaço. As tendências de 2025 também apostam nas pequenas mudanças, desde a iluminação até à tecnologia que facilita o dia a dia, sem esquecer a importância da cozinha como centro social e coração da casa, agora mais do que nunca.