facebook_pixelTECHNAL consegue uma pegada de carbono ainda mais baixa para os seus sistemas de construção em alumínio | Projectista
Technal

TECHNAL consegue uma pegada de carbono ainda mais baixa para os seus sistemas de construção em alumínio

Data de publicação

A TECHNAL, membro do Grupo Hydro, levou a descarbonização a um passo mais adiante conseguindo atingir um novo marco crucial para o seu alumínio reciclado em fim de vida. A liga de alumínio Hydro CIRCAL 75R, passou a ter uma pegada de carbono de apenas 1,9 kg CO2e/kg de alumínio, o que significa 78% menos do que a média europeia.

Lançada em 2019, a Hydro CIRCAL 75R é um alumínio reciclado de alta qualidade, fabricado a partir de um mínimo de 75% de resíduos reciclados pós-consumo. Trata-se de alumínio que chegou ao fim da sua vida útil e é reintroduzido no circuito.

Com base no conhecimento adquirido nos últimos anos, a Hydro, grupo norueguês de alumínio, fez mais uma vez progressos no campo da reciclagem. Os avanços na recolha, triagem e rastreabilidade da sucata de alumínio pós-consumo, juntamente com um processo de fundição otimizado, significam que a empresa pode agora oferecer a Hydro CIRCAL 75R com uma pegada de carbono de apenas 1,9 kg de CO2e por quilo de alumínio, em comparação com os 2,3 kg anteriores. A nova pegada de carbono reduzida de alumínio reciclado Hydro CIRCAL 75R é documentada por uma Declaração Ambiental.

Para além da Hydro CIRCAL 75R, a Hydro também oferece a Hydro CIRCAL 100R, um alumínio reciclado que contém 100% de resíduos pós-consumo. Este alumínio oferece uma pegada de carbono ainda mais baixa, com apenas 0,5 quilos de CO2e por quilo de alumínio. Isto significa que é possível fabricar perfis de caixilharia e de fachada com uma pegada de carbono praticamente nula - entre as mais baixas do mundo.

Atualmente, a Hydro CIRCAL 100R só está disponível para projetos específicos. Graças aos progressos tecnológicos e aos avanços nos processos de fabrico, a Hydro CIRCAL 100R tornar-se-á gradualmente mais acessível à medida que a empresa desenvolve parcerias de mineração urbana para reforçar ainda mais a circularidade.

A TECHNAL também permite que os seus clientes e fabricantes, determinem o impacto ambiental dos seus projetos graças à funcionalidade dinâmica de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) através do software de orçamentação TechDesign.

Lucile Souyri, Diretora de Sustentabilidade da Hydro Building Systems, explica: "A inovação de baixo carbono e a circularidade estão no centro da nossa estratégia empresarial. Em toda a empresa, estamos a trabalhar arduamente com os nossos fornecedores e parceiros de construção para encontrar novas formas de reduzir o impacto do carbono. A redução da pegada de carbono da Hydro CIRCAL é uma dessas iniciativas. Também reduzimos para metade a pegada de carbono do processo de extrusão em comparação com a média europeia, o que reduzirá ainda mais a pegada de carbono dos nossos produtos. Outros projetos estão em curso, incluindo a forma como as nossas fachadas em fim de vida serão desmanteladas e recicladas. E não ficaremos por aqui.”

Para mais informações sobre a Hydro CIRCAL 75R e o Hydro CIRCAL 100R, consultar: https://www.technal.com/pt/port/profissional/sustentabilidade-new/alem-dos-materiais/hydro-circal/