“Sparking Change”: sustentabilidade e circularidade na Fuorisalone
A Roca apresenta uma instalação única inspirada no primeiro forno túnel elétrico do mundo para a produção de louça sanitária. Concebida pela Mario Cucinella Architects, a instalação representa os princípios da circularidade e descarbonização no setor da cerâmica, demonstrando o impacto ambiental positivo desta inovação pioneira.
Com uma altura de 4,5 metros, um cenário semicircular de elementos cerâmicos modulares conta a história do ciclo de renovação que se encontra no centro da sustentabilidade. Composta por 1200 blocos cerâmicos impressos em 3D de cores únicas, a gradação cromática e o formato da instalação servem como metáforas visuais que representam as temperaturas de funcionamento progressivas do processo de cozedura da cerâmica. Em cada bloco, meticulosamente elaborado, estão incluídos pormenores que ilustram a temperatura exata necessária em cada fase da produção para garantir a máxima qualidade dos produtos de louça sanitária.
O design da instalação, com uma elegante curva e diferentes alturas, encaixa na perfeição no espaço triangular e integra-se plenamente no pátio da Universidade de Milão, disponibilizando toda uma gama de possibilidades espaciais e funcionais. Mas além do seu aspeto visual apelativo, estes blocos versáteis convertem-se em parte da narrativa, transformando-se em zonas acolhedoras com assentos que convidam os visitantes a sentaram-se, conversarem e socializarem neste espaço dinâmico.
“Sparking Change” reforça o compromisso da Roca com a sustentabilidade numa instalação única que demonstra de que forma o conhecimento, a experiência e a tecnologia contribuíram para que a Roca desenvolvesse a maior inovação dentro do setor”, explica Marc Viardot, diretor de marketing e design do Roca Group.
Combinando o mundo físico e o mundo virtual, a instalação oferece aos visitantes uma exploração atrativa e envolvente do processo de produção desta inovação pioneira. Através da utilização da realidade aumentada na web, os visitantes são convidados a entrar numa viagem interativa para descobrir os benefícios do inovador forno túnel elétrico da Roca. Esta nova abordagem permite que os visitantes conheçam mais pormenorizadamente o compromisso da Roca no que toca a ampliar os limites da inovação, ao mesmo tempo que abraça a sustentabilidade.
Inovação técnica e sustentabilidade
Como reflexo dos valores fundamentais da Roca, os blocos de cerâmica impressos em 3D da instalação representam um equilíbrio delicado entre inovação, respeito pela tradição e responsabilidade pelo meio ambiente. Integrando os princípios de circularidade e descarbonização, “Sparking Change" demonstra de que forma a tecnologia e as ferramentas digitais podem atuar não só como um meio criativo, como também suscitar novas ideias.
“’Sparking Change’ destaca uma técnica inovadora que respeita o meio ambiente e realça a tradição; além disso, é uma prova concreta de que a tecnologia e as ferramentas digitais já não são meros instrumentos destinados à criação, pois permitem também promover novas ideias”, afirma Mario Cucinella, fundador e diretor de design da MCA — Mario Cucinella Architects.
Cada bloco que compõe o projeto é fabricado seguindo um processo de baixo impacto ambiental, utilizando uma combinação de argila virgem e cerâmica reciclada proveniente da produção de componentes para casas de banho. Com um tamanho de 50x40x25 cm, o design permite uma estrutura autónoma e montada a seco. Isto realça não só o aspeto estético atrativo, como também permite desmontá-lo facilmente e abrir caminho para uma possível reutilização dos blocos em eventos futuros.
Produção de louça sanitária descarbonizada
Em parceria com a Keramischer OFENBAU GmbH, o Roca Group inaugurou o primeiro forno túnel elétrico do mundo para a produção de louça sanitária na sua fábrica de Laufen, em Gmunden (Áustria). Esta iniciativa sem precedentes posicionou o Roca Group como um líder mundial com uma fábrica de produção de louça sanitária neutra em emissões de carbono, o que representa uma mudança de paradigma para o setor da cerâmica, em geral.
O forno túnel elétrico representa uma alternativa altamente eficiente e sustentável aos métodos de produção tradicionais que dependem de combustíveis fósseis. Os primeiros resultados do novo sistema mostram um grande potencial para toda a indústria, já que esta nova tecnologia não beneficiará apenas a produção de louça sanitária, como também outros setores da cerâmica, estrutural e técnica ou a louça de mesa. Os avanços realizados no sentido de alcançar a descarbonização completa na produção cerâmica demonstram que é viável do ponto de vista económico, bem como que tem potencial para abrir caminho no sentido de um futuro sustentável.
Este marco numa fábrica de produção de louça sanitária neutra em emissões de carbono é fundamental para a estratégia de descarbonização do Roca Group e desempenhará um papel fundamental no que toca a ajudar o Grupo a alcançar o objetivo de neutralidade em emissões de carbono até 2045. Cada vez mais perto deste objetivo, o Grupo encerrou 2022 com uma redução em 39% das emissões de CO2 provenientes das respetivas operações, em comparação com a base de referência de 2018.
Para continuar a impulsionar a descarbonização em toda a indústria, é necessário um desenvolvimento intensivo e uma inovação audaz. O Grupo assume também o compromisso de apoiar a Keramischer OFENBAU GmbH com financiamento adicional para continuar a desenvolver, implementar e comercializar esta tecnologia de vanguarda que moldará o futuro da indústria.