facebook_pixelSecil contrata financiamento verde de 75 milhões de euros | Projectista
Secil

Secil contrata financiamento verde de 75 milhões de euros

Data de publicação

Para refinanciamento de projeto de sustentabilidade

A Secil contratou um financiamento verde (Green Bond) no montante global de 75 milhões de euros para (re)financiamento do seu projeto Clean Cement Line (CCL).

A Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento S.A. contratou com a Caixa Geral de Depósitos e o Caixa - Banco de Investimento dois empréstimos obrigacionistas denominados “Obrigações Verdes Secil 2030 – taxa fixa” e “Obrigações Verdes Secil 2030 – taxa variável”, num total de 75 milhões de euros, destinados ao (re)financiamento do Projeto CCL, em execução na fábrica do Outão, em Setúbal, nos termos do seu Green Bond Framework.

As obrigações poderão ser emitidas, de uma só vez ou em séries, até 25 de janeiro de 2024. O financiamento tem reembolso em 25 de janeiro de 2030 e uma maturidade máxima de 7 anos. 

As obrigações qualificar-se-ão como instrumentos de financiamento verde de acordo com o Green Bond Framework da Secil, o qual pode ser consultado no site da empresa (https://www.secil-group.com/pt/sustentabilidade/sustentabilidade-secil/green-bond), bem como o Independent Limited Assurance Report emitido pela KPMG & Associados – SROC, S.A. relativamente ao alinhamento desse Green Bond Framework, datado de janeiro de 2023, com as quatro componentes core dos Green Bond Principles publicados pela International Capital Market Association em junho de 2021 e atualizados com o anexo 1 datado de junho de 2022.

A Secil considera que a contratação deste financiamento verde, bem como o projeto CCL que este (re)financia, é um passo relevante na concretização da sua estratégia e visão de sustentabilidade.

O Projeto CCL 

O Clean Cement Line tem por objetivo o desenvolvimento e demonstração de uma nova tecnologia de produção de cimento. Este projeto contempla quatro subprojetos de I&D que visam a eliminação da dependência de combustíveis fósseis, o aumento da eficiência energética e a produção própria de energia elétrica, a integração no processo da digitalização e a redução de emissões de CO₂. Estas inovações promoverão o desenvolvimento da produção de um clínquer de baixo carbono e, consequentemente a criação de uma gama de cimentos de baixa pegada ecológica, adequada à construção sustentável.