facebook_pixelMasterpact MTZ, o disjuntor do futuro | Projectista
Schneider Electric

Masterpact MTZ, o disjuntor do futuro

Data de publicação

• Empresa junta parceiros em três eventos “Next Generation MasterPact” onde apresentou o primeiro disjuntor inteligente com precisão de classe 1
• Sessões técnicas decorreram durante o mês de março em Lisboa, Porto e Coimbra

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, promoveu durante este mês de março três sessões técnicas “Next Generation MasterPact” dedicadas ao MasterPact MTZ, o novo disjuntor conectado e preparado para o futuro. Os encontros, que tiveram lugar em Lisboa, Porto e Coimbra, destinaram-se a engenheiros projetistas e responsáveis técnicos/manutenção de clientes finais e que contaram com a presença de mais de 180 participantes.

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, promoveu durante o mês de março três sessões técnicas “Next Generation MasterPact” dedicadas ao MasterPact MTZ, o novo disjuntor conectado e preparado para o futuro. Os encontros, que tiveram lugar em Lisboa, Porto e Coimbra, destinaram-se a engenheiros projetistas e responsáveis técnicos/manutenção de clientes finais e que contaram com a presença de mais de 180 participantes.

Além da apresentação do novo disjuntor Masterpact MTZ, as sessões contaram com uma introdução inicial sobre inovação e digitalização e uma componente mais prática sobre integração em Smart Panel. Estes eventos arrancaram em Lisboa, no Auditório do Alto dos Moinhos, dia 20 de março e prosseguiu dia 27 no Porto, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda e, finalmente, dia 28 na Ordem dos Engenheiros, em Coimbra. Estes encontros foram conduzidos por Rui Queiroga, Building Vice-President, Carlos Duarte, Engineering Offices Manager e Catarina Sepúlveda, Masterpact Product Manager, todos da Schneider Electric Portugal.

Rui Queiroga, Vice-Presidente de Building da Schneider Portugal referiu nas sessões técnicas que a importância de “ter a capacidade de analisar e processar os dados permite uma otimização dos processos. Temos um potencial de otimização de energia de mais de 80% nos edifícios e data centers, 60% na indústria e 80% nas infraestruturas elétricas. Efetivamente, a digitalização aumenta o retorno do investimento.”

O Masterpact MTZ é uma nova e inovadora geração de disjuntores que faz parte integrante da oferta EcoStruxure Power. EcoStruxure Power é uma arquitetura aberta e segura que redefine a distribuição de energia e a leva para a era da “internet das coisas”. Esta solução torna a distribuição elétrica mais eficiente, otimiza a gestão dos ativos e acelera a transformação digital no Novo Mundo da Energia. O EcoStruxure tira o melhor partido da nossa longa experiência com a integração entre IT/OT e torna as operações dos nossos clientes, mais inteligentes, mais eficientes e mais produtivas, a todos os níveis”.

O disjuntor do futuro - Masterpact MTZ
Recorde-se que a Schneider Electric tem sido uma referência em disjuntores (Air Circuit Breakers – ACB) para distribuição elétrica ao longo de três décadas e acaba de lançar o primeiro disjuntor inteligente com precisão de classe 1. É o primeiro desta nova geração de disjuntores de baixa tensão de alta potência, combinando o desempenho e fiabilidade a que a Schneider Electric já habituou o mercado, com as suas novas capacidades digitais. O Masterpact é considerado o melhor disjuntor elétrico em mais de 100 países e já existem mais de dois milhões de unidades em funcionamento.

As vantagens-chave, para os clientes, do Masterpact MTZ incluem:
• Nova central de medida de Classe 1 embebida, o primeiro da indústria, que poupa tempo e espaço no quadro elétrico.
• Desempenho mecânico e elétrico melhorado, mesmo em ambientes hostis
• Capacidade de monitorizar e controlar o disjuntor em segurança, através de um smartphone assim como na principal Interface de Controlo Humano (Human Machine Interface - HMI) da micrologic, mesmo em situações de corte de energia
• Ser notificado de qualquer evento e prevenir sobrecargas através de capacidades de monitorização remota em tempo real
• Capacidade de personalizar o disjuntor com módulos digitais para uma flexibilidade superior e uma eficiência operacional sem tempo de inatividade
• Integração fácil do Masterpact em Smart Panels graças à conexão de Ethernet integrada
• A nova funcionalidade, a configuração dupla, que inclui dois parâmetros de configurações para proteções LI, LSI e LSIG.
• A mesma pegada que permite atualizações e substituições mais fáceis, sem necessidade de recertificação.

Catarina Sepúlveda, Product Manager da Schneider Electric Portugal sublinha que “O Masterpact MTZ está preparado para apoiar todos os desafios e novos projetos dos nossos clientes. Está em conformidade com as mais recentes normas e regulamentos e é uma peça chave na melhoria da eficiência dos seus projetos. O MTZ importa um conjunto de soluções inovadoras e progressivas para os projetos dos nossos clientes.”

O Masterpact MTZ pretende promover novas oportunidades de negócio ao melhorar o seu desempenho com uma nova certificação de classe 1, simplificar a oferta das unidades de controlo micrologic e através de uma configuração mais rápia e sem erros.

Mais informações:

Schneider Electric