Samsung apresenta SmartThings Pro, expandindo a sua plataforma de conectividade para o ecossistema empresarial

A Samsung anunciou o lançamento da SmartThings Pro no mercado europeu, uma solução de software que transporta para o ambiente empresarial a experiência da já conhecida aplicação doméstica SmartThings, permitindo o controlo de dispositivos e a monitorização do consumo de energia. Esta novidade foi apresentada no decorrer da participação da empresa na ISH Frankfurt, a principal feira mundial dedicada a HVAC e Água, que decorreu de 17 a 21 de março.
"Com o lançamento do SmartThings Pro, os gestores de edifícios comerciais poderão monitorizar e controlar dispositivos de climatização de forma mais eficiente", Ricardo Martins - Head of Business at Samsung Climate Solutions - Spain & Portugal. "O nosso objetivo é melhorar a experiência global dos negócios e reforçar o apoio aos nossos clientes B2B."
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
A interface intuitiva do SmartThings Pro permite aos utilizadores acompanhar o estado de vários dispositivos IoT em diferentes localizações[1]. O painel de controlo está preparado para otimizar a gestão de equipamentos adicionais das instalações, oferecendo funcionalidades de verificação do estado dos dispositivos e controlo remoto.
Mas o SmartThings Pro vai ainda mais longe: "Desenvolvemos o painel de controlo com diversos widgets adaptáveis, permitindo que os gestores personalizem a plataforma de acordo com as necessidades do seu negócio, incluindo a modelação 3D para facilitar a colocação dos dispositivos na planta do edifício", explica Ricardo Martins. "Além disso, a plataforma foi concebida para detetar ineficiências[2] na rede, através de uma análise inteligente de dados em tempo real, alertando os administradores do sistema sempre que necessário."
A solução de software está ainda equipada com algoritmos inteligentes de poupança de custos. Um dos destaques é o algoritmo de Controlo de Resposta ao Preço (PRC), que ajusta o consumo energético com base nas variações tarifárias da eletricidade, maximizando a utilização de energia nos períodos de menor custo[3][4]. Com este algoritmo, o SmartThings Pro é capaz de programar operações como pré-aquecimento/arrefecimento e ajuste de temperatura consoante as flutuações do preço da eletricidade.
O SmartThings Pro promete transformar a forma como as empresas gerem os seus edifícios. Desde a gestão remota dos espaços à análise de dados em tempo real e ao controlo automatizado dos dispositivos com base em programações pré-definidas. A Stylepark e a ISH Frankfurt já reconheceram a magnitude desta evolução, uma vez que a plataforma SmartThings Pro está nomeada na categoria Smart & Control+ dos Designplus Awards da ISH 2025.
Os visitantes da ISH 2025 puderam conhecer todas as vantagens do SmartThings Pro em primeira mão, entre os dias 17 e 21 de março, no Hall 12.1 B60. Além disso, foi possível também assistir a palestras de especialistas da Samsung no palco dos expositores.
[1] Disponível apenas com a Licença Avançada do SmartThings Pro, códigos HD-DASHBDST1A1 e HD-DASHBDST2A1.
[2] Consulte o manual de instalação para obter a lista completa de operações ineficientes.
[3]Resultados baseados num projeto-piloto realizado no Wink Hotel Saigon, Vietname, entre janeiro e maio de 2024. Configuração do local: DVMS 29 ODU e 300 MSP Duct IDU, 2 controladores DMS 2.5. A configuração PRC em alta pode permitir poupanças de até 8%, enquanto a configuração PRC em baixa pode gerar poupanças de até 7,8%. O algoritmo de Alta Eficiência pode reduzir o consumo energético até 15,5% em comparação com a ausência de algoritmos aplicados durante o período de teste.
[4] A deslocação do consumo elétrico para períodos de menor tarifa nem sempre resulta em poupanças, pois o aumento da procura em horários específicos ou a flutuação das tarifas pode levar a custos energéticos superiores. O uso de eletricidade em períodos de menor custo pode impactar o consumo energético global.