facebook_pixelSaint-Gobain regista resultados record em todos os indicadores no primeiro semestre de 2021 | Projectista
Saint-Gobain Portugal S.A.

Saint-Gobain regista resultados record em todos os indicadores no primeiro semestre de 2021

Data de publicação
  • O grupo encerra o período com 22.131 milhões de euros em vendas e o seu resultado operativo alcança os 2.376 milhões de euros
  • As vendas consolidadas do primeiro semestre aumentaram em 11,9% face ao primeiro semestre de 2019
  • As vendas da região sul da Europa, Oriente Médio e África, à qual pertence Portugal, aumentaram em 13,1% relativamente ao primeiro semestre de 2019

Saint-Gobain, líder mundial em soluções sustentáveis, alcançou 22.131 milhões de euros em vendas no primeiro semestre de 2021, 24,6% a mais comparativamente com o mesmo período de 2020, enquanto que o resultado operativo experimentou uma subida de 187,3% relativamente ao ano anterior, até atingir os 2.376 milhões de euros.

As vendas consolidadas do primeiro semestre aumentaram em 11,9% relativamente ao primeiro semestre de 2019 (9.0% a mais no primeiro e em 14,7% no segundo). A subida no crescimento orgânico foi suportada pela ampla gama de soluções do Grupo para a sustentabilidade e para o rendimento. Os resultados são um reflexo das ambições de participação no mercado e no grande impulso dos seus segmentados, particularmente a renovação na Europa e a construção das Américas e na Ásia-Pacífico.

Os resultados do grupo aumentaram em 7.6% relativamente ao primeiro semestre de 2019 e o crescimento do preço acelerou até 4.5% (3.9% face ao primeiro semestre de 2020, dos quais 2.6% são no primeiro trimestre e 5.1% no segundo) de entre uma maior inflação dos custos da energia e das matérias-primas.

A nova organização do Grupo por país e por mercado, estabelecida no âmbito do programa de eficiência industrial e transformação organizacional “Transform & Grow”, permitiu à Saint-Gobain a agilidade e flexibilidade para tomar, em tempo real, todas as medidas necessárias para limitar os impactos da crise. Nos últimos 12 meses, a margem operacional do Grupo foi de 10,4% (face a 7,7% em 2018), superando significativamente os objetivos estabelecidos na “Transform & Grow” Região do Sul da Europa, Médio Oriente e África.

As vendas das empresas regionais do Sul da Europa, Médio Oriente e África, à qual pertence Portugal, registaram um forte impulso, mais 13,1% do que no primeiro semestre de 2019, refletindo o melhor desempenho do Grupo no crescente mercado de renovação de casas e nas despesas que lhes foram atribuídas. A margem operacional para a Região registou um recorde de 9,1% (um claro aumento sequencial após 8,0% no segundo semestre de 2020), contra 5,0% no primeiro semestre de 2019, devido à excelente dinâmica de volume no mercado de reformas, aos ganhos de produtividade dos equipamentos e ao impacto dos desinvestimentos, bem como, à redução de custos estruturais.

O impulso da Região foi liderado pela atividade em França com ganhos de quota de mercado e forte procura de obras de renovação que beneficiaram as soluções de eficiência energética do Grupo, fabricadas e vendidas em larga escala, graças à presença da rede de distribuição da Saint-Gobain, serviços digitais para profissionais de comércio e a plataforma de corretagem para clientes finais.

Benoit Bazin, diretor executivo da Saint-Gobain, afirma que “este resultado recorde para o primeiro semestre de 2021 superou mesmo o nosso desempenho do segundo semestre de 2020. Este sucesso reflete as profundas mudanças positivas na nossa organização, estabelecidas no nosso programa “Transform & Grow” e o empenho das nossas equipas que intensificaram o desafio pelo mundo fora neste período sem precedentes. É também o resultado de mudanças estruturais nos nossos mercados, o que deverá mostrar uma aceleração do crescimento nos próximos anos”.

Previsões no final de 2021

No segundo semestre de 2021, num ambiente macroeconómico e de saúde que continua a ser afetado pelas incertezas, o Grupo espera continuar a beneficiar de uma forte dinâmica nos principais mercados, especialmente na renovação na Europa, bem como na construção na América e na Ásia-Pacífico, e de um forte desempenho operacional.

Neste ambiente, e desde que não haja um novo impacto relacionado com a pandemia Covid-19, a Saint-Gobain ambiciona as seguintes tendências para os seus segmentos:

  • Soluções de Alto Desempenho (HPS): melhoria sequencial contínua nos mercados industriais, excluindo o automóvel na Europa. O negócio relacionado com o investimento com clientes deverá registar um incremento constante embora haja a previsão de que se mantenha abaixo do bom nível registado em 2018.
  • Europa: contínuo melhoramento do desempenho da construção, liderado pela renovação e apoio aos programas de estímulo.

Resultados globais da Saint-Gobain

Últimas soluções técnicas

Ver todasSee more
Instituto de Formação Vulcano apresenta curso sobre hidráulica dos sistemas de aquecimento (online)

VulcanoInstituto de Formação Vulcano apresenta curso sobre hidráulica dos sistemas de aquecimento (online)

Data de publicação

O Instituto de Formação Vulcano (IFV), espaço de formação e certificação dos profissionais de hoje e do futuro nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, apresenta o seu curso sobre Hidráulica dos Sistemas de Aquecimento. A formação, que decorre nos dias 26 e 27 de abril de 2023, em formato online, e em horário pós-laboral, destina-se a instaladores e técnicos-comerciais, recém-licenciados e projetistas que pretendem iniciar-se na área ou profissionais com experiência que pretendam aprofundar e desenvolver os seus conhecimentos. Com uma duração de 6 horas, este curso proporcionará aos formandos várias aprendizagens acerca dos circuitos hidráulicos...