facebook_pixelSaint-Gobain em Portugal apresenta novas ferramentas de comunicação para os colaboradores | Projectista
Saint-Gobain Portugal

Saint-Gobain em Portugal apresenta novas ferramentas de comunicação para os colaboradores

Data de publicação

A pandemia da covid-19 veio alterar o funcionamento do mercado de trabalho e tal obrigou as empresas a investirem em novas ferramentas digitais para comunicarem com os seus colaboradores. Foi neste sentido que, em pleno período de pandemia, a Saint-Gobain em Portugal, colocou à disposição dos seus colaboradores a Rádio Saint-Gobain e o Live Chat País. 

Criada com o intuito de convidar os colaboradores a serem protagonistas da empresa com as suas histórias, saberes e curiosidades, a Rádio Saint-Gobain trata-se de um videocast de comunicação interna da empresa. O programa, que conta com a moderação de um jornalista profissional, tem uma periodicidade bimestral e inclui curiosidades sobre o universo das 11 empresas do grupo presentes no país e uma rúbrica fixa dedicada à sustentabilidade, com dicas e novidades sobre o que está a ser levado a cabo neste âmbito. Lançado em 2021, o projeto teve o seu primeiro episódio dedicado à temática do teletrabalho, política implementada em regime híbrido na empresa. Ao longo de 2022 serão apresentados diversos temas ligados à organização, tais como a Diversidade & Inclusão, a Sustentabilidade e ainda um especial de Natal, depois de ter sido lançado no início do ano um episódio dedicado ao tema da Rádio e à importância da voz enquanto ferramenta de trabalho.

No mesmo âmbito, a empresa apresenta o Live Chat País, que visa dar a conhecer a estratégia  do Grupo a nível internacional e nacional, o que está a ser feito nas várias áreas de negócio que a empresa abraça, integrando os colaboradores nos vários projetos e na tomada de decisão para  estes. Com uma periodicidade trimestral, as talks introduzem este ano speakers externos para  debater diversos temas de interesse para a empresa, tais como a diversidade e inclusão, a  sustentabilidade, a cultura TEC [Trust-Emplowerment-Collaboration] e a responsabilidade social.  Com esta ferramenta é possível, transmitir em simultâneo para todos os negócios em Portugal, os principais temas estratégicos ou projetos em curso, dotando todos os colaboradores da mesma experiência enquanto empregado e o mesmo nível de informação.  

A Saint-Gobain, aposta fortemente na comunicação interna, como um dos principais pilares da gestão de pessoas, e como tal todas estas iniciativas, por serem uma fonte importante para a partilha de conhecimento, experiências, cultura e compromisso dentro da organização, são gravadas e disponibilizadas no canal Youtube da marca em Portugal, aos colaboradores que por algum motivo não tenham tido a oportunidade de assistir em direto. 

“Para enfrentar as mudanças subjacentes a esta nova realidade que nos foi imposta, continuando focados em servir os nossos colaboradores com a mesma agilidade e personalização de sempre, vimo-nos obrigados a acelerar algumas ferramentas digitais de comunicação que até então não eram tão prementes e adaptar as já existentes no sentido de estarem disponíveis a todos os colaboradores, dentro ou fora da rede da empresa. As pessoas são o maior ativo na Saint-Gobain e, portanto, estas apostas passam por garantir que todas se sintam integradas e envolvidas na cultura corporativa da empresa”, realça Ana Gravato, Coordenadora de Comunicação Corporativa  da Saint-Gobain em Portugal. 

De notar que são muitas as medidas (assentes em diferentes pilares) que a Saint-Gobain em Portugal oferece no sentido de garantir a excelência, no que diz respeito às condições de trabalho e à integração do colaborador na empresa. A certificação Top Employer, pelo 7º ano consecutivo a nível global e pelo 4º ano em Portugal é prova disso, ao abranger todos os processos de Recursos Humanos, desde o recrutamento até à saída de um colaborador, sendo necessário dar prova de inúmeras políticas, estratégias, métricas e práticas no que diz respeito a áreas como: Gestão do negócio; Gestão de pessoas; Aquisição de talento; Formação e Desenvolvimento; Compromisso e Cultura.