facebook_pixelSaint-Gobain em Portugal aposta em ações de sensibilização na semana europeia dedicada ao desenvolvimento sustentável | Projectista
Saint-Gobain Portugal

Saint-Gobain em Portugal aposta em ações de sensibilização na semana europeia dedicada ao desenvolvimento sustentável

Data de publicação

Atividades decorrem em parceria com instituições nacionais de relevo, nos campos da inclusão e das práticas ambientais.

Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a Saint-Gobain em Portugal apresenta a Semana do Desenvolvimento Sustentável Saint-Gobain, uma programação de excelência que coloca a sustentabilidade no centro do debate. Diversas formações e ações de sensibilização decorrem em paralelo com a Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável e promovem a discussão de temas como a diversidade ou o crescimento baseado na consciência ecológica. 

O mote parte do propósito “Making the World a Better Home”, com os holofotes direcionados para o combate às alterações climáticas e para a proteção dos recursos. A iniciativa insere-se na estratégia definida, que estabelece como meta final o alcance da neutralidade carbónica em 2050 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No primeiro dia, a empresa colabora com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) para uma masterclass, que incide sobre os desafios correntes do trabalho inclusivo e fomenta os próprios Colaboradores a repensar a forma como a diferença pode ser transformada em integração. 

A 31 de maio, a Saint-Gobain em Portugal oferece a todo o público o seu mais recente e-book, intitulado “Construção Sustentável com Saint-Gobain”. Motivado pela compreensão holística e aprofundada do tema, o documento digital descreve os objetivos, desafios e consequentes soluções que permitem caminhar para o desenho de cidades assentes na sustentabilidade. 

“A nossa atividade assenta principalmente em três pilares de atuação: descarbonização das operações, economia circular e saúde e bem-estar. Estamos conscientes de que a transformação dos hábitos sustentáveis não se faz de forma rápida, mas é precisamente por essa razão que decidimos apostar em diversas iniciativas de sensibilização, quer para um público externo, quer para os nossos Colaboradores”, afirma José Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal. 

O alinhamento inclui ainda, a 1 de junho, uma formação sobre como desenvolver uma página pessoal de LinkedIn, pelas mãos de Carlos Cardoso e aberta a todos os Colaboradores. 

“Encaradas como pilar fundamental na gestão da Saint-Gobain, as pessoas e as suas carreiras não poderiam ter ficado de fora desta semana. O Bem-Estar das pessoas é na Saint-Gobain um dos eixos de atuação na sustentabilidade e por isso é importante para nós a motivação e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Queremos dar voz à nossa marca começando internamente pelos melhores embaixadores, as nossas pessoas”, sublinha Ana Gravato, Coordenadora de Comunicação Corporativa na Saint-Gobain em Portugal.

No mesmo dia, a Saint-Gobain em Portugal dinamiza, na sua página de Instagram, a sessão em direto “Desperdício Alimentar” com a Kitchen Dates, um projeto de literacia alimentar que ajuda pessoas e organizações a reduzir o seu impacto no planeta. 

Já a 2 de junho, a Saint-Gobain em Portugal une-se ao BCSD Portugal, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, para um webinar que explana sobre quais os desafios das indústrias atuais para conseguir dar resposta ao desenvolvimento sustentável. Tendo como mote as regras e dicas sobre reciclagem, a formação online “Gestão e Separação de Resíduos”, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, finaliza com distinção a semana.

Ainda a 30 de maio e 03 junho publicaremos nas nossas redes sociais dois podcasts realizados pela Leca Portugal e pela Saint-Gobain Glass Portugal em parceria com o portal da construção sustentável.

A 02 de Junho será também realizada a inauguração do novo parque de painéis fotovoltaicos no centro da Leca Portugal em Avelar, contando com a presença de Torben Dyrberg, CEO da Leca Internacional. 

Hoje, a Saint-Gobain em Portugal manifesta múltiplos exemplos que vão ao encontro do seu desígnio sustentável, como o uso total de energia verde em todos os centros, uma frota de veículos híbridos ou matérias-primas alternativas que minimizam os riscos para a saúde dos profissionais. Desta forma, o plano é prosseguir a rota diária da inovação, através de soluções que melhorem o conforto térmico, acústico e visual e a qualidade do ar interior em todos os edifícios projetados.