facebook_pixelRoca Group Ventures lidera a ronda de financiamento da Proptech | Projectista
ROCA

Roca Group Ventures lidera a ronda de financiamento da Proptech

Data de publicação

Todos os acionistas atuais, liderados pela Iberdrola, participaram no aumento de capital

A Aquí Tu Reforma (ATR) é a plataforma digital líder na área da remodelação de habitações em Espanha com a sustentabilidade no centro das transformações 

O grupo Roca, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para espaços de banho, liderou, através do seu fundo Roca Group Ventures dedicado ao investimento em startups e projetos early-stage, a ronda de financiamento de 2,5 milhões de euros da Aquí Tu Reforma (ATR), líder em remodelação de habitações em Espanha. Com uma abordagem tecnológica e sustentável, esta proptech, fundada em 2018, baseia a sua estratégia num modelo de franquias que apoia as empresas a tornarem o seu negócio mais digital, com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador final.

Nas palavras de Francisco Morán, CEO e cofundador da ‘Aquí tu Reforma’: “este acordo com o Roca Group Ventures permitirá que a ‘Aquí tu Reforma’ se transforme na primeira marca de remodelação a nível mundial a liderar a transformação do setor através da inovação tecnológica e com um foco claro no bem-estar das pessoas em cidades sustentáveis.”

A ATR destinará os novos fundos ao reforço da sua equipa comercial, a que se seguirá a ampliação da sua rede de franquias em Espanha. Potenciará, igualmente, o desenvolvimento das respetivas capacidades tecnológicas e expandirá o seu negócio a nível internacional, embora esteja já presente em Itália, no México e na Colômbia.

A ‘Aquí tu Reforma’ tem mais de 130 empresas de remodelação a operar através da sua marca em Espanha e conta com acordos celebrados com grandes multinacionais da área do lar, de materiais para remodelação e instituições bancárias. A sua atividade centra-se na remodelação e renovação de habitações e edifícios, com um modelo consolidado de licenças de marca que tem uma potente plataforma digital, o que permite a gestão abrangente do processo de remodelação para os seus licenciados: desde o fornecimento e a compra de materiais até ao financiamento do cliente final, passando pela gestão das obras ou do próprio negócio da empresa de remodelação. Além disso, a plataforma permite que o cliente esteja envolvido em todo o processo. 

Na ronda de financiamento, participou também a Iberdrola, através do seu programa de startups Perseo, a Seaya Ventures, entre outros investidores.

Nas palavras do responsável do Roca Group Ventures, Daniel Valverde: “Este investimento permite que o grupo Roca reforce o seu posicionamento no mercado das remodelações, onde os produtos da Roca têm sido sempre um elemento essencial. Graças à tecnologia, aumentaremos o nosso conhecimento dos consumidores e das necessidades destes, no momento em que estão a renovar o respetivo lar ou espaço de banho, partindo sempre de um ponto de vista sustentável.”

Trata-se do primeiro investimento do fundo dotado de 25 milhões de euros, anunciado pelo Roca no ano passado. Como salienta o seu CEO, Albert Magrans: “O Roca Group Ventures procura gerar um modelo empresarial híbrido que combina as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, comercialização) com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup”. 

Nos próximos meses, preveem-se novos investimento do fundo, que espera fechar o ano com 4-5 startups em carteira.

O grupo Roca conta, desde março de 2022, com a Alantra como consultora do seu fundo Roca Group Ventures. A Alantra, através da sua unidade de venture capital, apoia empresas no lançamento e na gestão dos respetivos fundos corporativos de investimento em startups.