Reynaers Aluminium lança BIM Studio em Portugal
![](https://server.projectista.pt/app/uploads/2025/02/Reynaers-Aluminium-BIM-Studio-1-1024x683.jpg)
No setor da construção atual, os componentes de Building Information Modelling (BIM) tornaram-se indispensáveis. A digitalização do setor, a obrigatoriedade da utilização de ferramentas BIM em muitos mercados e as exigências cada vez maiores em termos de sustentabilidade e eficiência operacional têm vindo a redefinir a forma como arquitetos e projetistas desenvolvem e gerem os seus projetos. Neste contexto, a Reynaers Aluminium introduz agora no mercado português BIM Studio, um configurador gratuito que facilita a criação de modelos BIM mais detalhados e precisos.
À medida que os projetos avançam da fase de conceito para a fase de design, surgem configurações mais complexas, às quais a biblioteca padrão não consegue responder de forma eficaz. É a esta premissa que BIM Studio vem responder, proporcionando uma nova dimensão de flexibilidade e autonomia. BIM Studio é gratuito e permite a arquitetos e projetistas configurar janelas, portas e janelas de correr com base nos sistemas da Reynaers para uma experiência de design integrada e orientada para o detalhe. Flexível e intuitivo, pode ser utilizado como suplemento ao Revit ou autonomamente, sem necessidade de integração.
É possível escolher a grelha preferida, adicionar aberturas, selecionar perfis específicos e simular diferentes opções de cores. Durante o design, pode ajustar-se de forma flexível as ligações ao edifício, enquanto o valor Uw é automaticamente calculado. Finalmente, os modelos configurados podem ser diretamente importados para o software de estudo e orçamentação da marca, onde podem ser verificados, enriquecidos em detalhe e inseridos novamente no projeto BIM do edifício.
"Acreditamos que, à medida que mais empresas reconhecem os benefícios tangíveis, como a redução de custos e o planeamento mais eficaz, a metodologia BIM será impulsionada não apenas pela obrigatoriedade, mas pelo valor que realmente acrescenta aos projetos," afirma Marta Ramos, diretora de marketing da Reynaers Aluminium e Forster Profile Systems para o mercado português. E acrescenta: “Temos colaborado em projetos que já utilizam esta metodologia a um nível muito avançado e que ajudamos a explorar em Avalon. Continuamos a constatar que é possível mitigar desvios de orçamento e planeamento se reunirmos todas as partes, prévia e simultaneamente, para explorar conjuntamente o projeto virtual.”
![](https://server.projectista.pt/app/uploads/2025/02/Reynaers-Aluminium-BIM-Studio-2-1024x683.jpg)
O Webinar | Como configurar modelos BIM com BIM Studio – direcionado a arquitetos e projetistas - decorre dia 5 de março às 14h30. As inscrições, tal como a utilização do software, são gratuitas e podem ser realizadas em https://www.reynaers.pt/webinar-como-configurar-modelos-bim?utm_source=press_release&utm_medium=email ou digitalizando o código QR.
Recorde-se que, no ano passado, a Reynaers Aluminium lançou DigiTrace, o passaporte digital de produto assegurando, assim, a rastreabilidade de um projeto, desde o design até à sua utilização.