Requalificação de Vias na Quinta dos Vidais

Data de publicação

© CMS

Soluções de requalificação das ruas Falcão Machado e Afonso Castro, vias contíguas, localizadas na Quinta dos Vidais, em Setúbal, estiveram em debate entre a Câmara Municipal e moradores locais.

As ruas carecem de recuperação a nível urbanístico e a Câmara Municipal, à imagem daquilo que vem desenvolvendo noutros bairros, tem trabalhado em conjunto com os moradores na definição de um plano de intervenção que satisfaça as principais necessidades de quem mais usufrui daquela zona da cidade.

 “Neste momento mantemos reuniões regulares com moradores de 13 bairros da cidade, fora o que é feito no resto do concelho”, adiantou o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, que conduziu o encontro, na Escola Básica de Casal das Figueiras, o quarto realizado com os munícipes das ruas Falcão Machado e Afonso Castro.

© CMS

A carência de estacionamento ordenado foi uma das necessidades comunicadas à autarquia, com Carlos Rabaçal a anunciar que já foi possível intervencionar num terreno de terra batida localizado próximo das ruas em causa, graças aos contactos desenvolvidos junto da proprietária do espaço.

O terreno já era usado pelos moradores para estacionamento, mas a participação do município permitiu, agora, o ordenamento e a otimização da área para o parqueamento automóvel, faltando apenas a instalação de alguma sinalização vertical no local.

Nas ruas Falcão Machado e Afonso Castro, a futura requalificação passa pelo ordenamento do trânsito e parqueamento e, principalmente, pela criação de áreas de lazer e estadia, com reforço da arborização e iluminação pública e instalação de equipamentos de recreio infantil.

© CMS

 “A rua é um espaço urbano de vivência e não um lugar dos carros”, frisou Ana Albuquerque, arquiteta paisagística responsável pela proposta de requalificação apresentada ontem aos moradores das ruas em avaliação, numa sessão que contou com a participação e vários técnicos municipais e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

Um ponto que colheu mais atenção no debate entre Câmara Municipal e moradores é o facto de ambas as ruas, apesar de contíguas, não terem sido construídas de raiz com uma ligação viária para automóveis, sendo, atualmente, vias sem saída.

Os moradores presentes na reunião de ontem manifestaram o desejo de manter essa desconexão automóvel entre as duas ruas, embora seja desejada uma solução, que a autarquia vai trabalhar agora, que permita, através do recurso a pilaretes amovíveis, o acesso de veículos de emergência médica e proteção civil.

No próximo encontro entre a autarquia e os moradores locais será apresentado o projeto final de requalificação urbanística para se dar início, logo que possível, aos trabalhos planeados consoante as necessidades transmitidas pelos munícipes.

Mais Informações:

CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL – DEPARTAMENTO DE OBRAS MUNICIPAIS