facebook_pixelQue novidades promete o mundo do Décor para 2024? | Projectista
Vicaima

Que novidades promete o mundo do Décor para 2024?

Data de publicação

Vicaima abre portas às tendências e novas perspetivas que a arquitetura, a construção e odesign podem revelar este ano.

É um exercício habitual em qualquer setor de atividade – antever macrotendências, compreender fenómenos e desenhar planos para responder a essas mesmas expectativas de um futuro que se depreende mais inovador, desafiante e não linear, sempre. Os mundos complementares da arquitetura, construção e design não fogem à regra e assumem-se como os precursores do arrojo e da disrupção das normas, atitude que os aproxima da fronteira entre a beleza da evolução e o poder da mudança.

Como um dos maiores players europeus no design e produção de soluções de vanguarda para portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário, a Vicaima lista algumas das principais apostas que já estão a ser seguidas pelos profissionais da área e cuja relevância deverá aumentar, durante este ano.

Um ponto será comum a qualquer setor – o poder transformador da inteligência artificial (IA). Seja no design e decoração de interiores, seja nos processos e softwares de construção, as tecnologias disruptivas irão desempenhar influência na eficiência das diferentes fases de um projeto, desde a geração de modelos 3D, gestão integrada de projetos ou seleção de elementos decorativos, elevando a criatividade e unicidade dos espaços ao agregar a capacidade analítica das ferramentas digitais com a sensibilidade estética e funcional da vertente humana.

Como podemos ir ainda mais além e compreender que linhas irão desenhar o futuro destes setores? Vamos atravessar, em detalhe, os traços, conceitos e movimentos que prometem fazer de 2024 uma temporada transformadora.

Os fatores de sustentabilidade vão continuar a desempenhar um papel essencial

Este ano, o fator da sustentabilidade será um ponto desdobrado em mais do que a escolha de um produto decorativo, através de elementos que reflitam a valorização da cultura local, da proximidade de comunidades e da consideração perante gerações vindouras.

No setor da construção, permanecerá relevante em projetos distintos a inclusão de produtos com certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), a entidade que promove a gestão responsável das florestas, enquanto é mantida a atratividade estética e performance exigidas.

Além disso, ganhará ainda mais relevância a reabilitação de edifícios existentes, acrescidos do valor que a recuperação do património histórico pode trazer. Nos seus interiores, destacar-se-á o isolamento térmico como um dos fatores chave para reduzir o consumo energético, simultaneamente garantido conforto para os utilizadores, mantendo-se a constante prioridade da iluminação natural pelos utilizadores ao proporcionar um ambiente acolhedor e convidativo. 

A par, ganhará igualmente pertinência o isolamento acústico, fator preponderante quando o silêncio é a resposta mais audível à exigência atual pela tranquilidade e conforto. Entre vários setores em crescendo, 2024 antevê o incremento de residências universitárias, cada vez mais necessárias nos centros urbanos, nas quais o isolamento acústico é essencial para a comodidade dos jovens que fazem destes locais espaços de estudo e trabalho.

As portas como elemento fundamental da personalização

A seleção de estilos, tonalidades e relevos elevada a um arquétipo que promete tornar-se na próxima revolução do design. Hoje, regista-se uma crescente procura por portas com designs e acabamentos personalizados adaptadas a necessidades e estéticas específicas, um fator alavancado pela IA no que toca à análise de dados, estilos de vida e preferências.

Desde a maleabilidade de formas suaves e orgânicas às colaborações arrojadas entre marcas de indústrias opostas, 2024 surge no horizonte como o ano ideal para utilizadores que anseiam o inesperado, numa era em que a liberdade é total e a mutação diária.

Neste panorama, a autenticidade das escolhas promete revelar-se na opção de revestimentos para as portas, desenvolvendo superfícies em que o relevo pode ser o fator diferenciador. Entre as vastas opções da Vicaima, esta onda criativa já se reflete na gama de revestimentos para portas Dekordor® 3D, que marca a diferença pelo seu look moderno e textura pronunciada. No total, disponibiliza uma paleta requintada de quinze designs tendência, em tons claros e escuros.

Aliás, é precisamente o efeito do tom e da cor a reinar em projetos altamente personalizados, tal como traduz em toda a sua essência a eleição da Pantone para 2024, o Peach Fuzz, que pode destacar-se como diferenciador em qualquer décor. Um verdadeiro convite à assimilação suave e profunda de espaços acolhedores, sintomáticos do dinamismo contemporâneo que abraça a tradição histórica com pinceladas vibrantes para uma tela perfeita de como o amanhã poderá parecer.

Em 2024, os espaços serão cada vez mais “nossos”, como um espelho da personalidade de quem os utiliza. Em edifícios pensados para habitação, hotelaria, serviços comerciais, saúde ou escolas, estarão em relevo os detalhes que emanam uma sensação familiar e acolhedora. Para projetos que procuram o desenvolvimento de ambientes com um conceito tailor-made, uma das múltiplas soluções da Vicaima, pode ser encontrada na linha de roupeiros Transform - uma oferta altamente personalizada que apela aos sentidos e à imaginação do cliente que procura um toque de exclusividade.

Uma abordagem de longo prazo – o fenómeno crescente da construção resiliente

A abordagem ecologicamente consciente na construção dos espaços será uma continuação daquilo que os anos recentes têm mostrado, revelando-se na arquitetura através dos materiais naturais, dos sistemas de reutilização e no compromisso ambiental.

Um rumo definido pelas escolhas sustentáveis, abre caminho a uma construção mais bem preparada para adaptações às exigências ambientais e aos fenómenos climatéricos. Na camada anterior à estética, resistência e durabilidade integrarão o núcleo de qualquer projeto multifuncional.

Além da segurança, poupança energética e isolamento assumem-se, desta forma, como requisitos construtivos decisivos nas habitações e que se refletem na performance técnica do Portaro® de Segurança RC2 da Vicaima, uma solução de elevado desempenho que garante, num só produto, resistência à intrusão, excelente capacidade de isolamento térmico, elevada performance ao nível da resistência ao fogo e isolamento acústico, estando certificada por entidades internacionais acreditadas.

Novos projetos temáticos a surgir, dos hotéis às habitações

Os quartos associados a uma icónica personagem de um filme ou a um animado elemento de uma série televisiva são uma visita a uma infância nostálgica, mas libertam-se como inspiração para os projetos temáticos, uma tendência crescente, em que os espaços físicos são também um sentimento. Não só nas habitações, mas também no setor hoteleiro, designs evocativos da literatura, dos elementos da Natureza ou de cidades serão um traço cada vez menos incomum. A criatividade continuará a esbater fronteiras, impulsionando a disrupção numa nova dimensão do design de interiores bem presente na linha Vicaima Infinity.

Numa época definida pela I.A., as diferentes tendências indicam que a emoção não vai deixar de existir, como revelar-se cada vez mais decisiva, respondendo à procura pela autenticidade e conexão. No seu todo, estas são as peças para uma arquitetura, construção e decoração que continuarão a criar espaços modernos e atrativos com sustentabilidade e singularidade.

Acompanhe a forma como a Vicaima se está a adaptar à evolução deste universo, inspire-se em todos os novos lançamentos e conheça os mais recentes projetos aqui.

Para mais informações sobre a Vicaima: Site: http://www.vicaima.com / Redes Sociais: https://www.facebook.com/vicaima/ |  https://www.linkedin.com/company/vicaima