Quando a casa de banho pensa como um relógio suíço - Geberit e Christoph Behling na Casa Decor 2025
Precisão, funcionalidade e design de dentro para fora: a visão de Christoph Behling para o presente e o futuro da casa de banho com Geberit na Casa Decor 2025

Como pode alguém desenhar relógios suíços e casas de banho? Para Christoph Behling, designer-chefe da TAG Heuer e diretor de estratégia de design da Geberit, a resposta é clara: qualidade, funcionalidade e um relacionamento contínuo e de longo prazo com o utilizador. «Não é fast fashion, é design intemporal», observou ele durante a sua palestra na Casa Decor 2025, onde apresentou como os princípios do design suíço também podem transformar os espaços mais íntimos da casa.
Desde 2004, Behling tem assinado relógios que desafiam o tempo, como o TAG Heuer Aquaracer 500M. Agora, ele aplica a mesma abordagem rigorosa e precisa ao design de casas de banho com a Geberit, com modelos de referência como o bidé AquaClean Alba ou a válvula de descarga Sigma70. A sua chave? Desenhar de dentro para fora.
Enquanto a maioria das marcas começa por se perguntar «como» e «com o quê» se fabrica um produto, na Geberit a primeira pergunta é «porquê?». Esta filosofia de dentro para fora garante que cada decisão faça sentido, que cada componente tenha uma função real e que o resultado seja bonito, eficiente e duradouro. «Desenhar uma casa de banho é como desenhar um relógio suíço. Não basta que uma peça seja bonita: é preciso pensar no sistema como um todo. Se não entenderes de hidráulica, o fluxo da água ou a experiência do utilizador, algo acabará por falhar.»
Behling argumenta que a Geberit é a única empresa capaz de integrar todo o percurso da água numa casa: desde a sua entrada como água potável até à sua saída como água residual. Este conceito de Mastering Water destaca o know-how da marca na gestão da água nas nossas casas, conectando sustentabilidade e inovação. «É como desenhar um pequeno planeta. Está tudo interligado. E isso deve fazer-se com precisão suíça», afirma.
Em vez de se focar unicamente na otimização de um autoclismo ou de uma única peça de cerâmica, a Geberit aborda todo o sistema hidráulico de forma holística. Porque somente com essa visão abrangente é possível criar casas de banho verdadeiramente sustentáveis, funcionais e duradouras.
«A casa de banho comum permanece numa casa por mais de duas décadas. É provavelmente o espaço mais íntimo e constante das nossas vidas. «É por isso que não pode ser desenhada como algo temporário ou meramente funcional», explicou Behling.
Em vez de um design que procura impressionar a curto prazo, ele aposta no equilíbrio entre o desejo, o imediato, o aspiracional e a funcionalidade, aquilo que realmente usamos todos os dias. Para ele, essa é a chave para um design intemporal, tanto em relógios como em casas de banho.
E para Behling, o verdadeiro luxo não está na ostentação, mas naquilo que não falha. E é exatamente isso que a Geberit procura: não a casa de banho mais impressionante, mas a mais inteligente, precisa e emocionalmente significativa. Uma que, como um bom relógio suíço, irá acompanhá-lo para toda a vida.