Prémio de Melhor Solução de Eficiência Energética

Data de publicação

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018

A ADENE, Agência para a Energia, esteve presente na entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 que se realizou ontem, no Espaço Colunata Eventos do Bom Jesus de Braga, em Braga. Nesta cerimónia foi atribuídoo Prémio ADENE que distingue a Melhor Solução de Eficiência Energética.

A utilização de janelas com a etiqueta energética CLASSE+, a integração abrangente de funcionalidades SMART, a utilização de Sistemas Eficiência Hídrica ou a utilização de soluções arquitetónicas com recurso a materiais e soluções construtivas passivas energeticamente mais eficientes, foram os parâmetros relevantes na avaliação deste grande vencedor: Quintãs – Farm Houses, Arouca.

Para Manuel Bóia, Administrador da ADENE, “É para nós um orgulho estarmos presentes na entrega deste prestigiado prémio que comprova a qualidade e diversidade de soluções da eficiência energética na reabilitação urbana. Esta é a melhor forma de valorizar qualquer imóvel. O primeiro passo para a reabilitação energética de uma casa é a obtenção de um Certificado Energético, que permite identificar as necessidades e medidas a implementar para viver numa casa energeticamente mais eficiente. O que possibilita, poupando, valorizar também o imóvel, o que terá implicações diretas no conforto, na saúde e, claro, nos gastos, através de uma redução persistente nos consumos”.

A importância da reabilitação urbana foi uma das razões que levou a ADENE a lançar a campanha “Certificar é valorizar”. Uma campanha de sensibilização nacional que tem como objetivo consciencializar as pessoas para a importância da eficiência energética nas nossas habitações, nomeadamente em casos de reabilitação urbana.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 distingue os melhores projetos de reabilitação nas seguintes categorias: habitação; turismo; impacto social; serviços & comércio; na cidade de Lisboa; na cidade do Porto; com menos de 1.000m2; de restauro; de reabilitação estrutural e com a melhor solução de eficiência energética.